Aprenda o que é manutenção preditiva e a sua importância!

Como fazer uma boa manutenção preventiva veicular? Veja 4 dicas aqui
31 de dezembro de 2018
Entregador segurando uma caixa na frente da sua van de entregas.
Confira 5 dicas de como evitar roubo de cargas
28 de janeiro de 2019
um mecânico em frente a um carro vermelho elevado dentro da oficina

Existem vários tipos de manutenção veicular. Um deles é a manutenção preventiva, que inclui procedimentos básicos, como troca de óleo e de filtros, para evitar problemas futuros. No entanto, há outra metodologia que se baseia na análise profunda de dados. Trata-se da manutenção preditiva.

O procedimento é um verdadeiro diagnóstico, elaborado com base na análise de dados coletados por meio do monitoramento do veículo. Esse processo permite antecipar eventuais falhas que, se não corrigidas antes da ocorrência, podem resultar em gastos mais elevados com a correção. Isso sem contabilizar as perdas em função do veículo parado.

Continue a leitura para entender o que é manutenção preditiva e quais são as vantagens que esse processo representa para sua empresa.

Descubra o que é manutenção preditiva

A manutenção preditiva indica o tempo de vida útil e o estado de diversos componentes do veículo. Embora muitas peças e equipamentos tenham a vida útil estimada pelo fabricante, assim como a periodicidade de manutenção, algumas particularidades, como tempo e forma de uso do veículo, podem alterar a previsão de fábrica.

Isso ocorre com frequência maior do que se imagina. Basta constatar a quantidade de vezes que o veículo precisa ir para manutenção corretiva, para substituição de peças ou dispositivos que apresentaram falhas na operação.

Vale destacar que a manutenção preditiva é indicada não apenas para veículos, mas também para máquinas e outros equipamentos. Na verdade, trata-se de uma metodologia adotada por empresas que querem garantir maior eficiência e produtividade de suas máquinas e demais equipamentos, inclusive de sua frota de veículos.

Saiba como é feita a manutenção preditiva

Nos veículos, ela normalmente é feita com a avaliação de dados coletados pelo sistema de monitoramento, tais como:

  • consumo de combustíveis, lubrificantes, aditivos e agente redutor de líquido automotivo (Arla-32), utilizado em veículos mais modernos para controlar as emissões veiculares;
  • falhas operacionais;
  • aquecimento do motor;
  • análise de vibrações no volante ou caixa de direção;
  • tempo de uso do veículo.

A análise adequada dessas informações indica se algum item ou equipamento está com o desempenho comprometido, alertando para a necessidade de manutenção. Ao realizar o procedimento antes da falha propriamente dita, a despesa é menor, assim como o tempo do veículo parado.

Confira as vantagens da manutenção preditiva

De forma resumida, o objetivo da manutenção preditiva é resolver o problema antes que ele afete o veículo ou máquina e cause outros prejuízos. A adoção dessa metodologia proporciona diversos benefícios, como:

  • antecipação e até prevenção de manutenção corretiva;
  • redução de paradas de emergência;
  • segurança dos condutores e demais usuários das estradas, uma vez que o veículo não apresentará falhas pontuais que comprometerão seu funcionamento durante o uso;
  • redução da necessidade de desmontagem;
  • melhoria no desempenho;
  • aumento da vida útil;
  • possibilidade de programar a compra de peças e outros dispositivos, além da parada do veículo ou equipamento para que o reparo seja realizado.

Fazer o diagnóstico correto do estado do veículo, de suas peças e equipamentos é fundamental para melhorar a produtividade de seu negócio. Por esse motivo, é essencial compreender o que é manutenção preditiva e a importância do monitoramento nesse processo. Afinal, além da segurança nos casos de roubos e furtos, o monitoramento também contribui para um melhor desempenho.

Se você gostou dessas informações e quer acompanhar mais conteúdos sobre segurança e a importância do monitoramento veicular, siga nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *