fbpx
Capital de giro: o que é e qual a importância para um novo negócio?
23 de janeiro de 2020
O que fazer com a rescisão trabalhista? Veja 4 ótimas ideias!
27 de janeiro de 2020

Atrair, converter e fidelizar. A grosso modo, essa é a escala evolutiva na prestação de serviços. Pois bem, foi pensando nisso que decidimos elaborar este texto, em que explicamos como oferecer um atendimento ao cliente como diferencial competitivo.

Assim, será possível refinar ainda mais a sua distinção no segmento, se tornando um ponto de referência na cabeça do seu consumidor. Portanto, não perca este post essencial para a sua competitividade e embarque nesta leitura!

O atendimento ao cliente como diferencial competitivo

Existem inúmeras maneiras de se destacar para o cliente. Entre elas, listamos a qualidade da infraestrutura, a competência técnica dos serviços, o custo-benefício das soluções e, por último, mas crucialmente importante, a qualidade do seu atendimento.

Afinal, não há como negar o impacto de um bom atendimento sobre a percepção do consumidor. Encantado, ele se vê, praticamente, na obrigação de espalhar elogios entre seus parentes e amigos.

Inclusive, esse é justamente um dos motivos que tornam os investimentos na área tão importantes. De alguma forma, também acabam sendo uma aplicação indireta de capital no marketing da sua marca.

Basta considerar toda a publicidade gratuita que um cliente satisfeito realizará em favor do seu negócio. O mesmo vale para os consumidores empresariais, que realizam indicações para empresas parceiras, recomendando você como um fornecedor competente de soluções de rastreamento.

As principais dicas para aperfeiçoar o seu atendimento

Listamos cinco abordagens importantes para o seu negócio. Além disso, vale notar que quanto maior a dedicação nessa área, mais rápidos serão os resultados na satisfação do consumidor, contribuindo com a reputação do seu negócio. Acompanhe!

Familiaridade

Logo de início, temos a dica mais prática e acessível de todas: conheça o seu cliente! A base de uma boa amizade está na relação de cumplicidade e familiaridade, em que ambas as partes se respeitam por fatores como a cordialidade e o profissionalismo.

Naturalmente, essa é uma virtude conquistada com o tempo, em que não adianta tentar acelerar o processo, sob o risco de afastar o consumidor.

Personalização

Já em um segundo momento, temos uma abordagem um pouco mais sofisticada. Aqui, falamos especificamente da customização dos seus serviços, oferecendo um atendimento personalizado para cada cliente. Assim, se demonstra que você o reconhece como alguém (pessoa ou empresa), e não apenas outro número no seu fluxo de caixa.

Normalmente, isso é possível por meio da comunicação, com o envio de e-mails que reconheçam o destinatário ou, ainda, com a parabenização em momentos determinantes no cotidiano desse consumidor, como sua data de aniversário pessoal ou com o seu negócio.

Transparência

Para muitos consumidores, transparência e objetividade são qualidades em falta no mercado nacional. Por isso, você deve atender a essa demanda, agindo e capacitando os seus funcionários com a conduta mais transparente possível. Explique valores, especificações, prós e contras de maneira didática, honesta e objetiva.

Agilidade

Velocidade é tudo no processo de decisão do consumidor. Por conta disso, deixá-lo esperar não deve ser uma opção no seu negócio. Ainda que isso possa ser extenuante no início de carreira, com a falta de atendentes para uma demanda em crescimento, saiba que vale a pena!

Basicamente, durante toda a janela de horário comercial do seu negócio, é preciso que você dedique 100% de sua agilidade, respondendo mensagens, e-mails e ligações com iguais doses de atenção e responsabilidade. Com o tempo, você refina suas capacidades multitarefa e, crescendo, passa a contratar novos colaboradores para alavancar o seu negócio.

Relacionamento

Por último, mas também importante, uma dica complementar à primeira. Aqui, recomendamos que você nutra um bom relacionamento com os seus clientes, reforçando toda a cordialidade que motivou o contato de vocês em um primeiro momento. Para isso, muitas vezes, poderá ser necessário fazer concessões.

Digamos que você cresceu, contratou e expandiu sua cartela de clientes, não conseguindo dedicar sua atenção a todos eles. Então, um de seus funcionários acabou atendendo mal ou prejudicando um de seus clientes. Apesar de a situação ser negativa e potencialmente catastrófica, com a perda do cliente, é importante que você enxergue nisso uma oportunidade de ouro.

Você tem a chance de fazer uma demonstração máxima de valor, pessoalmente ligando a esse consumidor e se retratando pelo ocorrido da maneira que julgar adequado. Trata-se de uma clara capacidade de reconhecer erros, aprender e seguir em frente.

A excelência no atendimento é primordial para que os empreendedores, em especial aqueles que estão entrando no mercado, consigam alcançar o sucesso esperado. Ela é responsável não somente pela fidelização do seu público, mas também para que ele promova o seu negócio, recomendando seus serviços a outras pessoas.

Você gostou deste post apresentando o atendimento ao cliente como diferencial competitivo? Então, não perca a chance de ficar antenado em outros conteúdos semelhantes, seguindo as nossas páginas nas redes sociais. Nós estamos no Facebook e no LinkedIn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *