Para quem administra uma frota, a telemetria veicular é cada vez mais importante, pois afeta diretamente os resultados da empresa. Essa solução é bastante eficiente: vários mecanismos tecnológicos são aplicados para oferecer melhorias no modo como as rotinas são conduzidas.
A partir da transmissão e da recepção sem fio de dados, seu objetivo é monitorar remotamente as condições ambientais ou o estado de certos equipamentos, para que a gestão de frotas de um empreendimento seja otimizada. Esse sistema é muito utilizado para controle veicular, tanto em setores logísticos como em esportes automobilísticos.
Preparamos este post para que quem vende essa tecnologia possa conhecer suas vantagens. Confira agora!
Diferenças entre rastreamento e telemetria veicular
Enquanto a meta básica do rastreamento é a localização de veículos, a telemetria veicular pode ser considerada uma ferramenta de gestão. O rastreamento é normalmente associado à necessidade de proteger e prevenir contra furtos ou roubos, assim como ao controle dos condutores.
Já a telemetria veicular, como solução de gerenciamento que é, aborda a dirigibilidade do veículo. Para isso, utiliza um conjunto mais moderno de equipamentos, bem como agrega funcionalidades aos sistemas de rastreamento.
Isso é possível porque os equipamentos de telemetria são ligados a vários sistemas do veículo. Assim, podem-se coletar informações de localização e deslocamento, como também dados de funcionamento veicular — tempo de frenagem, rotação do motor, uso da embreagem e outros.
Vantagens da telemetria veicular
Esse sistema apresenta várias vantagens. Veja algumas delas a seguir!
1. Redução de custos com combustível
Seu uso ajuda a reduzir consideravelmente o gasto com combustível, o que pode significar uma grande economia para quem tem uma frota veicular grande. É possível auditar todas as informações referentes ao abastecimento, de forma a garantir que os condutores apenas utilizem uma rede de serviços autorizada.
Também é possível cadastrar um checklist de manutenções periódicas. Isso diminui a necessidade de serviços corretivos e amplia os preventivos, o que significa menor depreciação dos veículos e, consequentemente, redução de gastos com consertos.
2. Melhora na gestão de frotas
A telemetria veicular oferece aos gestores uma série de relatórios que permitem que eles tenham uma visão panorâmica do que ocorre com os automóveis e os condutores. Além disso, possibilita escolher dados que proporcionem informações por veículo ou por motorista, por exemplo.
O sistema controla e otimiza as rotas de forma a reduzir o intervalo de tempo e facilitar o cumprimento de prazos de entrega. Tudo isso está disponível em poucos cliques, pois a plataforma tem uma interface intuitiva que pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado à internet.
3. Mais segurança
A telemetria veicular possibilita monitorar padrões de dirigibilidade que devem ser seguidos pelos condutores. Isso é bastante importante para que os gestores de frota controlem possíveis infrações de trânsito e acidentes rodoviários. Quando um motorista dirige acima da velocidade permitida, por exemplo, o sistema envia um alerta para quem faz o monitoramento.
Os benefícios da telemetria veicular tornam sua aplicação muito interessante para o segmento de frotas. Afinal, com ela, essas empresas podem economizar e ter uma melhora importante de desempenho.
E aí, gostou deste post? Ficou interessado na tecnologia? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!