Abrir uma franquia ou ter o próprio negócio: veja como decidir aqui!

21/01/2020 04:00:05 | Gestão Abrir uma franquia ou ter o próprio negócio: veja como decidir aqui!

Está em dúvida entre abrir uma franquia ou ter o próprio negócio? São tantas opções no mercado atualmente, que as pessoas que desejam empreender podem ficar […]

Está em dúvida entre abrir uma franquia ou ter o próprio negócio? São tantas opções no mercado atualmente, que as pessoas que desejam empreender podem ficar um pouco confusas e não saber, ao certo, qual decisão tomar.

Para ajudar nessa escolha, vamos apresentar, neste post, as principais diferenças entre os dois conceitos, e também citar algumas vantagens e desvantagens. Com essas informações, certamente, você conseguirá escolher a mais adequada.

Acompanhe e entenda melhor o assunto!

Quais são as principais diferenças entre abrir uma franquia e ter um negócio próprio?

Ao decidir por um empreendimento próprio, todas as decisões e escolhas ficam sob sua responsabilidade. Não há um modelo pronto que possa ser seguido. Embora isso possa soar como vantagem para alguns, é, ao mesmo tempo, mais trabalhoso e requer certa dose de pesquisa, experiência e coragem.

O negócio próprio também exige a construção do networking e da marca, além de um tempo maior para consolidação no mercado. Já a franquia conta com uma estrutura predefinida, que o empresário paga para que possa utilizar a marca e o modelo de negócios.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada estrutura?

Tanto o negócio próprio como a franquia têm características individuais, que podem ser entendidas como vantagens ou desvantagens, a depender das expectativas e necessidades do empreendedor. Entenda melhor esses aspectos.

Vantagens e desvantagens do negócio próprio

  • o empreendedor tem total liberdade para testar novas ideias e produtos. Ao mesmo tempo, essa autonomia aumenta a margem de erro e pode trazer prejuízos;
  • requer tempo para o fortalecimento da marca diante da concorrência e conquista do público. Além disso, as ações de marketing devem ser iniciadas do zero;
  • os ganhos em escala são menores;
  • é uma excelente alternativa para pessoas criativas e que estão trabalhando com conceitos inovadores.

Vantagens e desvantagens da franquia

  • tem um modelo definido, a ser apenas replicado de acordo comas normas estabelecidas;
  • as marcas franqueadas têm uma forte reputação no mercado e dispensam a necessidade de construção de imagem pelo empreendedor, ajudando a atrair clientes. Essas empresas já contam com departamentos de marketing próprios;
  • franquias facilitam a obtenção de crédito, favorecendo que o empreendedor obtenha o capital necessário para o negócio;
  • há a cobrança de diversas taxas e de uma porcentagem do faturamento para o franqueador, reduzindo os ganhos;
  • não há liberdade para decidir os rumos do próprio negócio ou para fazer alterações nos produtos e serviços;
  • dificuldade para localizar o ponto comercial adequado e com intensa movimentação, já que boa parte desses lugares já estão ocupados por outras unidades da franquia.

A escolha entre os dois modelos de negócio pode ser um pouco complicada, mas as características de cada um devem ser consideradas para uma melhor decisão. Se não consegue, ainda, optar entre abrir uma franquia ou ter o próprio negócio, conheça as vantagens oferecidas pela Azul Tecnologia aos empreendedores.

Para receber mais informações interessantes, siga os perfis da empresa no Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram e acompanhe as postagens!

*** *** *** ***

Escrito Por: Azul Tecnologia