Separar uma verba para o capital de giro da empresa é mais do que um investimento. É com esse valor que o empresário consegue garantir a saúde financeira e a continuidade das atividades da organização.
Esse planejamento é importante, principalmente no início da empresa. Dados do Sebrae apontam que uma, em cada quatro empresas, fecha antes de completar dois anos de existência. Um dos principais motivos para o encerramento é o desequilíbrio financeiro.
Quer entender melhor o que é o capital de giro, sua importância e como montar um? Então, continue a leitura!
Toda empresa precisa de uma reserva disponível para bancar as despesas das operações e manter o negócio em funcionamento. Especialmente, enquanto os investimentos ainda não geraram lucros ou ainda não houve o recebimento dos clientes.
O capital de giro é importante para a sobrevivência de qualquer empresa. Ele evita, por exemplo, que sejam solicitados empréstimos a juros altos para garantir o funcionamento da organização.
Em empresas que foram abertas recentemente, o capital de giro é ainda mais importante, pois o fluxo de caixa ainda não é constante. Especialistas afirmam que, pelo menos nos três primeiros meses, é comum fechar o balanço com saldo negativo. Se não houver uma reserva capaz de cobrir as atividades principais, a sobrevivência desse novo empreendimento é prejudicada.
A empresa de rastreamento veicular tem um investimento inicial muito baixo, já que pode ser operada da própria casa e exige apenas um computador. Porém, para que as operações continuem, é preciso contar com uma boa conexão com a internet, que será mantida com a reserva do capital de giro enquanto ainda não há uma carteira de clientes consistente.
Além disso, se forem oferecidos serviços 24/7, é importante contar com a reserva para quitar os salários dos funcionários que farão o turno.
Demais gastos operacionais e administrativos que estão incluídos no funcionamento da empresa também serão cobertos pelo capital de giro durante os primeiros passos do negócio.
Algumas pessoas saem do emprego decididas a começar o próprio negócio. Nesses casos, é possível empregar os valores de rescisão e FGTS como capital de giro, usando como investimento em um novo negócio e assegurando o funcionamento da empresa durante os primeiros meses.
Outra solução para obter o capital de giro é fazer um planejamento para a abertura da empresa, reservando um valor mensal para isso. Ao final do período, o empreendedor já terá o montante necessário para manter as atividades corporativas.
Essa é a maneira mais recomendada pelos especialistas, já que durante esse período, o empresário consegue pensar em melhores alternativas para alocar a empresa, buscar fornecedores, comprar equipamentos etc.
Agora que você entendeu o que é capital de giro e como ele é importante para o seu negócio de rastreamento veicular, vale a pena pensar em como esse valor será gerado. Assim, poderá começar a tomar as ações necessárias para disponibilizar o dinheiro e abrir a empresa com mais segurança.
Quer ser notificado sobre novas postagens? Assine a nossa newsletter e receba por e-mail os próximos conteúdos!