Saber como funciona o monitoramento em tempo real para veículos é importante para vender o serviço e explicar aos clientes como esse dispositivo trabalha e as vantagens de contratá-lo. Trata-se de uma tecnologia diferente do rastreamento veicular, mas que também ajuda a promover a segurança e aumenta a tranquilidade do responsável pela administração das cargas.
Quer saber mais sobre como funciona o monitoramento de carros? Continue lendo o post!
O monitoramento veicular permite o acompanhamento de alertas de desvios do padrão de uma frota ou veículo, por meio de um dispositivo conectado a ele, que envia informações para uma central. Nela, é feito o trabalho de coordenação e repasse desses dados ao proprietário ou ao gestor da frota.
Esse processo analisa os desvios do trajeto percorrido e fornece dados precisos sobre a rota. Assim, o gestor da frota poderá atuar na redução do consumo de combustível e no controle da jornada de trabalho.
A principal diferença para o rastreamento é que este último tem como finalidade principal apenas o acompanhamento da localização do veículo.
O monitoramento em tempo real depende de três elementos: um dispositivo conectado ao veículo, um sistema de comunicação que permita a transmissão de dados e o meio para o qual essas informações serão passadas.
Esse dispositivo é instalado diretamente ao carro e usa a tecnologia de GPS para transmitir os trajeto em tempo real. A partir de um sistema de gestão integrado, esses dados são recebidos, gerando relatórios, ou repassados para o gestor ou responsável pela empresa de frota.
Investir no monitoramento de segurança traz diversos pontos positivos para o proprietário. Destacamos os principais, aqui.
O roubo de cargas ocorre com frequência nas estradas brasileiras e é uma preocupação constante das empresas de transporte. Com o monitoramento de veículos, empresa e cliente conseguem acompanhar a carga e identificar o extravio imediatamente, aumentando a segurança.
Com o uso do monitoramento, diminuem os equívocos durante as entregas, permitindo que a empresa avise ao motorista se ele assumir um trajeto errado, por exemplo. Esse cuidado diminui os custos, evitando os erros durante o processo.
Além disso, é possível identificar fraudes, como a de falsos clientes que fazem a compra e alegam não ter recebido os produtos. Com o monitoramento, a empresa pode comprovar que a entrega foi realizada.
O acesso às informações não é válido apenas durante a entrega. Esses dados podem ser usados para a criação de indicadores e confecção de relatórios que podem auxiliar os gestores na avaliação dos processos e ajudar na tomada de decisões mais acertadas.
Com tais referências, é possível identificar o nível de qualidade das entregas, o índice de avarias, o desempenho do motorista, entre outros fatores.
Agora que você já sabe como funciona o monitoramento em tempo real e como ele pode ajudar a sua empresa a obter resultados melhores e fechar roteiros mais rápidos e econômicos no transporte de cargas, vale a pena pensar na contratação dessa tecnologia!
Aproveite para assinar a nossa newsletter e ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos!