Uma dúvida que pode surgir quando se trabalha com rastreamento de veículos é se é melhor investir na compra ou comodato de rastreador veicular na hora de obter os equipamentos para a sua empresa.
O fato é que essa definição é muito importante para o bom funcionamento do negócio, bem como para garantir uma rentabilidade sustentável e auxiliar no planejamento estratégico. Não pode ser feita uma escolha sem avaliar a melhor alternativa.
Não ter uma orientação nesse sentido pode gerar custos desnecessários ou falta de direcionamento correto na reposição ou ampliação dos estoques. Mas, então, o que você precisa levar em consideração na hora de escolher? Continue acompanhando que vamos explicar os benefícios de cada opção e acabar com suas dúvidas.
Abaixo, acompanhe as vantagens de comprar um rastreador veicular.
Com a compra, o equipamento é seu e, portanto, não existe a necessidade de pagar mensalidades pelo uso, o que ocorre nos casos de comodato. Nessa situação, pode ser avaliada a possibilidade de reduzir custos na hora de realizar a composição do estoque de sua empresa.
Uma vez que será você ou os funcionários de sua empresa que realizarão todas as configurações necessárias nos equipamentos, é uma segurança maior saber que tudo será feito conforme as suas necessidades e exigências, já que o equipamento é da organização. Lembrando que as atualizações também serão de sua responsabilidade.
Já que sua empresa fará a aquisição dos aparatos, você terá maior liberdade de escolha com relação a marcas e funcionalidades do equipamento a ser comprado. Assim, não ficará limitado aos que são oferecidos pelos fornecedores e pode optar por um produto que atenda às suas necessidades.
Agora, conheça as vantagens de investir em comodato de rastreamento veicular.
Diferentemente da compra, em que a garantia está relacionada com o que é oferecido pelo fabricante, ao optar pelo comodato, a garantia é ilimitada, ou seja, enquanto durar o contrato. Com isso, em caso de falhas ou defeitos, a responsabilidade é do fornecedor.
Apesar da mensalidade a ser desembolsada com o comodato, todos os custos com manutenção, configuração e atualizações do equipamento são de encargo do contratado. Sendo assim, no balanço final, é bem provável que os gastos com esse tipo de escolha sejam menores.
Quando há um contrato de comodato em vigor, o suporte realizado e os possíveis treinamentos estão incluídos no pacote. Dessa forma, em casos de necessidade, a resposta e as soluções poderão ser mais rápidas e menos dispendiosas, sem que seja necessário ter alguém disponível para isso.
Por fim, é importante frisar que a empresa deve levar em conta quais são os benefícios oferecidos por cada tipo de aquisição de equipamento e avaliar se é a compra ou comodato de rastreador veicular que se adéqua melhor aos tipos de serviços prestados e ao orçamento e planejamento da empresa. Ambas as opções têm vantagens, então a definição está mais ligada aos objetivos e as disponibilidades do seu negócio.
Este post foi útil para você? Ainda tem dúvidas de qual a melhor opção para sua empresa? Então entre em contato com a Azul Tecnologia para mais orientações.