Conheça as vantagens de investir no mercado de rastreamento veicular

18/07/2019 13:50:05 | Rastreamento veicular Conheça as vantagens de investir no mercado de rastreamento veicular

A falta de segurança nos grandes centros urbanos é um dos principais fatores que impulsionam o mercado de instalação de rastreadores. O dispositivo permite maior controle […]

A falta de segurança nos grandes centros urbanos é um dos principais fatores que impulsionam o mercado de instalação de rastreadores. O dispositivo permite maior controle sobre as cargas, além de garantir benefícios como melhor gestão de frotas. Essas e outras vantagens de investir em rastreamento veicular são, sem dúvida, o melhor argumento de vendas de sua empresa.

Ao propor o serviço de rastreamento ou monitoramento veicular para seus clientes, é importante destacar todos os benefícios da tecnologia. Afinal, os sistemas promovem muito mais do que segurança.

Acompanhe nosso post para conferir as principais vantagens de atuar no mercado de rastreamento veicular e descobrir como obter sucesso na prestação de serviços para esse segmento.

Saiba quem é o seu público

Em primeiro lugar, é importante que você conheça o perfil e as necessidades de seu público. Afinal, um aspecto muitas vezes primordial para uma grande transportadora pode não ter relevância para o proprietário de um veículo de passeio, com uso não comercial.

Assim, ao prospectar novos clientes, ou mesmo para fazer outras ofertas à sua base atual, é fundamental segmentar o seu público. O ideal é separá-lo conforme o tipo de necessidade:

  • motoristas que desejam instalar o rastreador em um veículo de passeio, aumentando a segurança familiar;
  • empresas que precisam rastrear encomendas;
  • frotas de táxis ou locadoras de veículos;
  • transportadoras que necessitam, além do rastreamento, fazer a gestão da frota e outros controles do veículo.

Entenda as principais vantagens do rastreamento veicular para o seu público

Depois de segmentar e entender as características do seu público, ficará mais fácil entender quais as vantagens do serviço para cada perfil de cliente. Como argumento de vendas, lembrando sempre das características de seu público-alvo, vale destacar alguns benefícios:

  • maior segurança, já que a instalação do rastreador veicular inibe a ação de agentes criminosos, além de aumentar os índices de recuperação de veículos roubados;
  • menor custo de seguro veicular e de cargas, justamente em função da maior segurança e dos índices elevados de recuperação de veículos roubados;
  • maior controle do veículo, em tempo real. Além da segurança, isso permite que o cliente acompanhe outros parâmetros, como velocidade média, paradas do motorista para descanso ou abastecimento, e desvio de rota, entre outros;
  • os controles também possibilitam comparar o consumo de combustível com a quilometragem percorrida e a rota escolhida, identificando eventuais problemas no veículo;
  • com a observação do comportamento do motorista, a empresa pode detectar falhas que demonstrem a necessidade de treinamento, ou garantir o cumprimento da jornada e de paradas para descanso;
  • a análise da velocidade média possibilita maior controle, o que evita multas por excesso e outros comportamentos de risco;
  • o acompanhamento dos trajetos permite melhor definição de rotas.

Confira as vantagens de trabalhar com rastreamento veicular

Como você percebeu, o serviço é fundamental para diversos segmentos, e bons argumentos de vendas não faltam. Há um grande mercado potencial a ser explorado: basta entender qual a motivação do seu cliente e oferecer a ele a melhor solução!

Esse é um setor em crescimento, seja em razão de problemas relacionados à segurança e riscos do transporte de cargas, seja porque, atualmente, o rastreio das mercadorias é um diferencial para as compras, especialmente com o crescimento de serviços de e-commerce.

Além disso, a estrutura para atuar no setor é simples e as receitas são previsíveis. As vantagens do rastreamento veicular são várias. Trata-se de um mercado em expansão e quem apostar na prestação desse tipo de serviço tem excelentes chances de rentabilidade.

Entenda melhor cada uma das vantagens atreladas à prestação desse tipo de serviço.

Investimento inicial baixo

O investimento necessário para começar uma central de rastreamento é bem baixo, pois exige apenas um equipamento simples e não há necessidades especiais para o local de trabalho. O sistema de monitoramento e de pronta-resposta pode ser facilmente terceirizado, diminuindo ainda mais o investimento necessário.

Para iniciar no ramo, não é preciso investir na contratação de funcionários, sendo necessário apenas um treinamento para fazer a instalação do dispositivo. Dessa maneira, é possível aguardar o retorno do investimento antes de fazer as primeiras contratações.

Boa rentabilidade

O ramo de rastreamento veicular tem se mostrado um dos mais promissores em termos de lucratividade e retorno rápido. Em alguns meses de trabalho, é possível recuperar o valor e aumentar as porcentagens de lucro.

Como a prestação desse serviço tem cobrança mensal, garante uma receita recorrente para o empreendedor, que consegue fazer um planejamento para o crescimento da empresa. Os gastos para monitorar um ou 30 carros é o mesmo. Por isso, o rastreamento é um excelente modelo para escalar o negócio, possibilitando um alto faturamento.

Mercado em expansão

O aumento no roubo de carros, além de provocar mais insegurança entre os proprietários, fez com que o valor dos seguros crescesse consideravelmente. A preocupação com a preservação do patrimônio amplia o mercado para o rastreamento veicular, já que esse dispositivo ajuda a localizar o carro e reduz o valor do seguro.

Além disso, o crescimento da transmissão de dados e da IoT (Internet das Coisas) abrem um grande espaço para uma adesão ainda maior ao rastreamento veicular.

Necessidade de pouca estrutura

A estrutura necessária para montar uma central de rastreamento é bem simples, precisando apenas de um endereço fixo, computador e acesso à internet. Como esses equipamentos podem ser instalados facilmente, a central de monitoramento pode ser montada em uma sala simples para iniciar os trabalhos.

Estabilidade em tempos de crise

Mesmo em períodos de crise econômica, o rastreamento veicular ainda oferece uma boa margem de mercado, já que a preocupação com a segurança do patrimônio tende a aumentar nesses períodos.

Além disso, o desconto na contratação do seguro para veículos que têm o dispositivo de rastreamento veicular faz com que haja um aumento na procura desse serviço. Isso garante o faturamento, mesmo com uma queda nos outros ramos de negócio e no consumo.

Possibilidade de trabalhar em casa

Como a estrutura necessária para trabalhar com rastreamento veicular é simples e a prestação de serviço não precisa de visitas constantes dos clientes, a empresa de rastreamento veicular pode ser iniciada em modelo home office.

Isso traz ao empreendedor uma economia considerável e pode, até mesmo, trazer qualidade de vida, evitando horas de deslocamento no trânsito e proporcionando mais tempo com a família.

Apresentamos algumas vantagens de investir em rastreamento veicular, uma ótima opção de investimento para quem quer ter um negócio rentável e com grandes possibilidades de expansão. Apostar nesse ramo é uma excelente opção de crescimento e que pode gerar rendimentos altos e consistentes!

Quer apostar nesse segmento e incrementar ou aumentar sua renda? Entre em contato conosco, saiba tudo sobre os serviços de rastreamento veicular e como podemos ajudar você nesse negócio!

Escrito Por: Azul Tecnologia