Descubra aqui o que são ativos monitorados

07/11/2019 09:06:23 | Central de monitoramento Descubra aqui o que são ativos monitorados

Você já ouviu falar em ativos monitorados? Essa tecnologia ajuda empresas a melhorarem os seus serviços e terem um controle muito maior de seus bens — tão […]

Você já ouviu falar em ativos monitorados? Essa tecnologia ajuda empresas a melhorarem os seus serviços e terem um controle muito maior de seus bens — tão importantes para seu pleno funcionamento.

Alguns empresários se preocupam com máquinas, carros e outros itens necessários, mas não sabem exatamente o que devem fazer para controlar o seu funcionamento.

Confira, então, como funcionam os ativos monitorados e os benefícios que trazem.

O que são ativos monitorados?

Os ativos monitorados referem-se a sistemas ou serviços que serão acompanhados de perto pela empresa, no intuito de evitar roubos ou problemas que possam prejudicar a operação.

Um bom exemplo para entender o que são ativos monitorados é uma transportadora. Ela depende da frota de veículos para realizar o trabalho e obter faturamento. Uma de suas maiores preocupações, então, é com o roubo das cargas ou até mesmo dos caminhões responsáveis pela entrega.

Essa empresa começa a investir em soluções de rastreamento veicular para monitorar os carros, que representam seu principal ativo.

O monitoramento pode ser feito em máquinas ou qualquer outro equipamento que precisa apresentar funcionamento contínuo. A intenção é que, caso ocorra algum problema, a empresa seja imediatamente notificada e possa tomar as devidas providências.

Por que investir nessa tecnologia?

A preocupação com a gestão e o monitoramento de ativos cresce cada vez mais e é possibilitada com a expansão da Indústria 4.0. Hoje, temos acesso a uma tecnologia que nos permite acompanhar o funcionamento desses equipamentos.

O aumento da violência e dos riscos de danos aos ativos amplia ainda mais o mercado para esse tipo de estratégia. Segundo dados de uma matéria publicada no Estadão, o roubo de cargas no Brasil ainda traz prejuízos de mais de R$1,5 bilhão, sendo que esse tipo de ocorrência sofreu aumento de 47% entre 2014 e 2017.

Quais são os benefícios que o investimento no monitoramento de ativos traz?

Apostar no monitoramento de ativos não só ajuda a empresa a se manter informada sobre seus bens, como auxilia em outros pontos. Conheça os principais.

Melhora a produtividade

Com o acompanhamento, uma empresa de frotas pode checar como estão os caminhões e evitar problemas de funcionamento. Assim, é possível encaminhar os veículos para manutenção antes que o problema ocorra.

Se o veículo quebrar, é possível identificar o problema rapidamente, providenciando outro carro que possa terminar a entrega e atender o prazo combinado com o cliente.

Proporciona mais economia

Com o rastreamento, é possível controlar o consumo de combustível e planejar o abastecimento. Assim, a empresa consegue controlar o itinerário para que esses abastecimentos sejam feitos nos locais mais em conta, além de acompanhar o desempenho do motorista.

Oferece estrutura simples

O serviço de ativo monitorado usa o mesmo tipo de estrutura que o de rastreamento de veículos, ou seja, não requer algo robusto ou um alto valor em dinheiro. Isso pode fazer com que você aumente a cartela de clientes e, consequentemente, o faturamento.

Qual é o cenário esperado para o futuro?

O mercado de monitoramento de ativos tende a crescer ainda mais; afinal, aumenta a preocupação com a segurança dos equipamentos necessários para o funcionamento da empresa.

Além disso, as tecnologias estão se aprimorando a cada dia, o que permite o surgimento de ferramentas cada vez mais eficientes.

Agora que você já sabe o que são ativos monitorados, vale a pena pensar em oferecer esse serviço com o rastreamento de veículos ou entender como funciona esse mercado para ampliar seus investimentos no setor.

Aproveite para conferir o outro post que preparamos com 10 dicas para montar um negócio de rastreamento de sucesso!

Escrito Por: Azul Tecnologia