A Logística 4.0 nasceu da necessidade de acompanhar o desenvolvimento tecnológico do setor industrial e vem ocupando cada vez mais espaço. Fatores como produção por demanda e fluxo acelerado de mercadorias têm obrigado as empresas de logística a se adaptarem a esse novo ritmo e alta conectividade.
Por esse motivo, trouxemos algumas informações relevantes sobre esse conceito e sobre como ele pode mudar positivamente sua empresa. Continue acompanhando este artigo e confira.
Logística 4.0 é a aplicação de modernos recursos tecnológicos com a finalidade de potencializar e agilizar a comunicação, o controle e a operação dos processos logísticos, resultando em monitoramento contínuo, aumento de produtividade, maior eficiência, redução de custos, entre outros benefícios.
A integração de todos estes processos ajuda, também, a empresa a atender mais efetivamente aos clientes e parceiros e garantir a segurança de colaboradores e produtos.
São muitas as soluções de automatização oferecidas para os processos de logística, dentre elas, podemos citar a Internet das Coisas (IoT), big data, machine learning e plataformas de rastreamento, cada uma com uma finalidade.
Diversas vantagens podem ser esperadas após a adoção do conceito da Logística 4.0 por uma empresa tradicional. Contudo, é importante salientar que o nível de investimento e as tecnologias escolhidas determinarão as transformações. Diante disso, listamos as principais vantagens proporcionadas por esse conceito.
A conectividade com os fornecedores, em tempo real, permite que a empresa de logística trabalhe com maior facilidade com as indústrias adeptas da produção “just in time”, muito praticada atualmente. Esse tipo de produção ocasiona a redução de estoques e, consequentemente, a probabilidade de desperdícios.
O monitoramento automatizado dos pontos de armazenamento e o rastreamento dos veículos de transporte diminuem o risco de extravios, roubos e até de perdas por variações de temperatura.
Informações são essenciais em qualquer negócio, principalmente se forem cruzadas e utilizadas de forma eficiente. Os sistemas inteligentes, como machine learning e big data, são capazes de colher dados e realizar análises gerenciais que resultam na identificação de processos ineficientes e/ou pontos de melhoria.
A automação de processos resulta na eliminação de gargalos, redução de erros cadastrais e operacionais, separação ágil da mercadoria, entrega rápida e possibilidade de rastreamento do frete. Todos esses fatores aumentam muito a satisfação e o valor percebido do cliente.
A otimização dos processos e a redução dos estoques e das perdas não somente diminuem exponencialmente os custos — aumentando as margens de lucro — como agregam confiabilidade à empresa, diferenciando-a no mercado. Da mesma forma, nem toda empresa de logística está automatizada e conectada suficientemente para atender às necessidades da indústria atual. Portanto, quem estiver preparado terá maiores oportunidades de negócio.
O mercado demonstra que quem não se adaptar às novas tendências de automatização ficará ultrapassado. Para se manter competitivo diante da concorrência, tornou-se praticamente obrigatória a implementação de recursos tecnológicos e de inovação, pelo menos, na gestão inteligente de estoques e no planejamento de rotas.
A Logística 4.0 já é uma realidade. Portanto, se sua empresa ainda não adotou esse conceito, não espere mais e aproveite de todos os benefícios que ele pode oferecer.
Gostou deste artigo? Agora, assine nossa newsletter e receba as próximas novidades!