O que é monitoramento de cargas e qual sua importância?

02/03/2018 13:56:27 | Central de monitoramento O que é monitoramento de cargas e qual sua importância?

Existem sistemas modernos de monitoramento de cargas no combate ao roubo de transporte de mercadorias. Saiba como realizar o monitoramento de cargas da melhor forma e seus principais benefícios.

Com tanta violência assolando o nosso país, a sensação que fica é que os criminosos estão sempre à frente quando o assunto é o roubo de transporte de mercadorias. Mas isso está mudando. Atualmente, existem sistemas modernos de monitoramento de cargas.

Esse cuidado é muito importante, pois sabemos o quanto a logística é um fator crucial para o sucesso das operações. Ela está intrinsecamente ligada à produtividade, à satisfação do cliente e ao faturamento das empresas.

Além disso, o transporte de cargas é responsável também pelas maiores perdas das companhias, principalmente quando é afetado por questões de segurança ou distribuição desorganizada. Pensando nisso, trouxemos neste artigo mais detalhes sobre como realizar o monitoramento de cargas da melhor forma e seus principais benefícios. Boa leitura!

Monitoramento é o mesmo que rastreamento?

Ambas as ações são importantes para o setor de transporte e se complementam, embora sejam diferentes entre si.

Rastreamento é quando uma carga é acompanhada por um número de identificação e, por meio dele, são registradas todas as ocorrências que acontecem durante o trajeto. Um exemplo prático de rastreamento é quando uma pessoa envia alguma encomenda pelos Correios.

Já percebeu que é possível saber quando o produto está na central, na triagem, na distribuição e até quando o carteiro sai para a entrega? Pronto! Isso é um rastreamento, embora em menor proporção que o de carga.

Já o monitoramento é um acompanhamento em tempo real da carga do cliente. Funciona assim: por meio de diversas tecnologias, que podem ser de GPS, câmeras de vídeo, chips, entre outros recursos ultramodernos, você consegue visualizar a carga exatamente onde ela estiver, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Quais são os benefícios do monitoramento de cargas?

As vantagens são enormes e a melhor forma de fazer o monitoramento de cargas é contar com empresas que têm expertise no negócio e oferecem soluções tecnológicas práticas e seguras.

É aí que aparece uma ótima oportunidade de negócio para você investir e oferecer novos serviços voltados para a área de segurança eletrônica e rastreamento. Veja os principais benefícios do monitoramento e entenda por que ele é um mercado promissor:

Oferece localização online

O monitoramento de cargas permite que o gestor de transporte identifique a localização exata dos seus veículos. Dá para obter endereço, velocidade, distância percorrida entre os pontos e outras informações fundamentais para o controle da logística. Tudo online.

Inspeciona a velocidade

Além de descobrir se o carro está respeitando os limites das vias, também é possível estabelecer uma velocidade máxima para determinados tipos de veículo. Na prática, o monitoramento funciona como o sistema de vigilância que emite comunicados cada vez que o motorista descumpre os valores estipulados.

Emite relatórios

As informações e os dados relativos às rotas dos transportes da empresa do cliente ficam todos armazenados, possibilitando que ele tenha acesso a relatórios completos mesmo após o fim das viagens. Os softwares de monitoramento de cargas permitem uma análise completa dos roteiros já percorridos.

Proporciona segurança para os motoristas dos clientes

Se o caminhão quebrar em uma estrada deserta e estiver anoitecendo, o motorista do seu cliente vai ficar mais tranquilo se contar com um monitoramento de cargas. A paralisação do veículo será identificada e, imediatamente, a gestão tomará conhecimento para providenciar o socorro.

Recupera cargas e veículos

Na verdade, o monitoramento de cargas não atua diretamente na inibição da ocorrência de roubos e ações criminosas. No entanto, ele é capaz de fornecer informações sobre a localização e contribuir para a recuperação rápida dos automóveis e cargas.

O monitoramento de cargas é importante para valorizar e assegurar o patrimônio da empresa do seu cliente, fazendo valer os esforços de todos os envolvidos para que os prazos sejam cumpridos com rapidez e segurança.

Gostou deste conteúdo? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de soluções incríveis para o negócio dos seus sonhos!

Escrito Por: Azul Tecnologia