O que fazer com a rescisão trabalhista? Veja 4 ótimas ideias!

27/01/2020 08:00:05 | Gestão O que fazer com a rescisão trabalhista? Veja 4 ótimas ideias!

Após uma demissão, muitos trabalhadores gastam o valor recebido na rescisão, sem a clareza necessária das despesas durante e tempo necessário para a recolocação no mercado. […]

Após uma demissão, muitos trabalhadores gastam o valor recebido na rescisão, sem a clareza necessária das despesas durante e tempo necessário para a recolocação no mercado. Saber o que fazer com a rescisão trabalhista proporciona melhores condições psicológicas para o trabalhador se concentrar na sua busca por um novo emprego e pode até permitir uma guinada na vida profissional.

Um bom planejamento financeiro cria as condições para que o trabalhador saia da empresa preparado para esse momento. Essa disciplina deve ser ainda maior durante os meses sem vínculo com uma empresa, evitando surpresas desagradáveis.

Quer entender melhor o que fazer com esse valor? Confira as nossas dicas!

1. Investir o valor

Se você conseguiu se organizar o suficiente para não precisar do valor da rescisão para sobreviver enquanto procura um novo emprego, pode investir o dinheiro recebido em renda fixa, que apresenta baixa volatilidade e não exige conhecimentos aprofundados como os necessários para mexer com ações, por exemplo.

Algumas boas opções são o CDB, o LCI, o LCA e os Fundos Imobiliários. Pesquise as taxas de rentabilidade e faça esse dinheiro trabalhar para você enquanto você busca novas oportunidades. Prefira investimentos de alta liquidez, ou seja, que podem ser acessados facilmente em uma emergência.

2. Fazer intercâmbio

Uma viagem para o exterior pode representar novas oportunidades no retorno ao país. A experiência adquirida na vivência de uma nova cultura e o domínio de outro idioma pode abrir novas portas e impulsionar o crescimento profissional.

O valor da rescisão pode ser uma ótima fonte para pagar as despesas de viagem e manter as despesas básicas até que o trabalhador consiga se estabelecer em alguma atividade em outro país.

3. Pagar dívidas

Ter dívidas pode atrapalhar totalmente o planejamento financeiro de uma pessoa que está tentando uma nova oportunidade para a vida profissional. Quando um indivíduo perde o emprego, é recomendado ajustar o orçamento apenas para custos básicos de sobrevivência, cortando supérfluos.

Por isso, o valor da rescisão pode ser usado para quitar os valores pendentes e possibilitar um orçamento mais enxuto para os próximos meses, permitindo que o profissional se mantenha com tranquilidade até conseguir um novo emprego.

Com um bom valor em mãos, é possível quitar esses débitos com desconto, conseguindo opções mais vantajosas.

4. Empreender

Abrir o próprio negócio é uma ótima maneira de driblar o desemprego e até mesmo proporcionar oportunidades de trabalho para outras pessoas. Isso pode representar uma guinada na vida profissional e abrir novas possibilidades, ajudando o trabalhador a desenvolver novas competências como gestão de recursos, técnicas de marketing, entre outras.

Montar uma central de rastreamento veicular é uma excelente maneira de investir a rescisão, em um negócio com grande potencial de expansão e com retorno rápido.

Se você souber o que fazer com a rescisão trabalhista é possível empreender com muito sucesso e aproveitar esse momento, que seria crítico ou uma oportunidade com grandes possibilidades de crescimento para a sua trajetória profissional e financeira.

O que achou das nossas sugestões? Aproveite para conferir este artigo com as vantagens de investir no mercado de rastreamento veicular.

Escrito Por: Azul Tecnologia