Retorno sobre o investimento: saiba o que é e aprenda a calcular!

08/11/2019 10:00:01 | Gestão Retorno sobre o investimento: saiba o que é e aprenda a calcular!

Ter inteligência na hora de investir é essencial para o sucesso de uma empresa de rastreamento veicular. Para isso, podemos usar o conceito de Retorno Sobre […]

Ter inteligência na hora de investir é essencial para o sucesso de uma empresa de rastreamento veicular. Para isso, podemos usar o conceito de Retorno Sobre Investimento (ROI), que ajuda a entender os resultados que a injeção de recursos em determinado recurso ou projeto traz.

Esse conceito pode ser aplicado em organizações de diversos setores e portes e auxilia a compreender quais são as melhores estratégias e o que pode ser feito para impulsionar o negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é retorno sobre investimento?

Também conhecido como ROI, o Retorno Sobre Investimento é uma métrica que indica quanto dinheiro uma empresa está ganhando (ou perdendo) como resultado de um investimento realizado.

Acompanhar essa métrica é extremamente importante para guiar as aplicações da empresa, mostrando quais ações devem ser continuadas ou paradas. Com isso, é possível aproveitar os recursos de maneira inteligente e apostar em ideias capazes de alavancar o empreendimento.

É a métrica ideal para avaliar o retorno de investimentos simples, que têm entrada e saída únicos, e de curto a médio prazo.

Qual a importância de saber o retorno sobre investimento?

O ROI traz, principalmente, parâmetros sobre o negócio. Ele oferece insights sobre os canais, equipamentos ou estratégias que estão trazendo bons resultados, direcionando tempo e dinheiro corretamente.

Aplicando essa métrica, é possível acompanhar:

  • as principais fontes que geram melhores resultados;
  • mensurar o tempo que determinado investimento leva para gerar retorno;
  • definir metas e estratégias realistas;
  • aumentar os lucros;
  • identificar os canais mais efetivos de divulgação;
  • mapear qual público ou região traz um retorno melhor.

Como calcular o ROI de uma empresa de rastreamento veicular?

O cálculo do ROI é feito com uma fórmula simples:

ROI = [(Receita – Custo) / Custo] x 100

Vamos aplicar um exemplo prático: pense que você gastou R$1000,00 em um treinamento para melhorar o atendimento aos clientes. Após essa nova aquisição, a empresa aumentou suas vendas em R$3000,00 por mês. O retorno sobre esse investimento, então, é de: [(3000-1000) / 1000] x 100 = 200%. Fica claro que foi uma boa aquisição, que trouxe resultados para o seu negócio, certo?

Para as empresas de rastreamento veicular, a fórmula pode ser aplicada em diversos aspectos: a compra de novos equipamentos, os investimentos em marketing, a locação de um espaço para fechar contratos etc.

O importante, aqui, é definir o objetivo (qual ponto você quer melhorar), acompanhar os gastos para a implantação de estratégias que atinjam esse objetivo e, depois, colher os resultados. Assim, poderá calcular se houve um bom retorno sobre esse investimento.

Para que a empresa seja lucrativa, é indispensável calcular o retorno sobre o investimento, avaliando se ela está no caminho certo e o que é preciso ajustar. Esse acompanhamento permite uma utilização mais inteligente dos recursos, em ações capazes de trazer resultados realmente impactantes.

E você, gostou deste conteúdo? Se deseja receber mais informações que vão ajudar na gestão da sua empresa de rastreamento veicular, assine a nossa newsletter e seja notificado sobre novas postagens!

Escrito Por: Azul Tecnologia