Saiba a importância do treinamento para motoristas

01/10/2018 05:00:35 | Logística Saiba a importância do treinamento para motoristas

Uma vez que o comportamento dos funcionários é essencial para a melhoria dos processos logísticos, o treinamento para motoristas é fundamental. Leia mais!

As empresas que investem em tecnologia buscam a competitividade no mercado atual, principalmente quando se trata de gestão de frotas. Contudo, nem sempre essa prática é suficiente para solucionar todos os problemas, uma vez que o comportamento dos funcionários é essencial para a melhoria dos processos logísticos. Nesses casos, o treinamento para motoristas pode ser uma ótima ideia.

Dessa forma, a capacitação desses profissionais deve ser implantada nas empresas para melhorar a competitividade e diminuir custos, como também garantir que os motoristas estejam sempre bem atualizados para os serviços do dia a dia.

Por isso, prepararmos este artigo para você entender a real importância do treinamento para motoristas. Confira agora!

Benefícios do treinamento para motoristas

Esse tipo de treinamento fornece várias vantagens para as empresas relacionadas a frotas, visto que otimiza o trabalho desses profissionais. Confira algumas delas.

Facilidade no planejamento de rotas

O treinamento para motoristas permite que os condutores tenham um conhecimento melhor das estradas e dos destinos, a fim de que eles possam prever e planejar melhor suas ações nas rodovias, como:

  • evitar infrações;
  • evitar acidentes;
  • evitar trechos perigosos durante a noite;
  • evitar excesso de velocidade;
  • identificar os melhores lugares para parada;
  • aumentar a velocidade das entregas.

Otimização da prevenção de multas

Infelizmente, é normal as pessoas se depararem nas estradas com motoristas imprudentes, os quais cometem erros graves e perigosos. Assim, disponibilizar cursos aos condutores faz com que eles conheçam as leis de trânsito e saibam se portar de modo correto quando estiverem na direção.

Palestras podem auxiliar a reduzir a possibilidade de multas e, consequentemente, fazer com que a imagem da empresa nas estradas seja bem melhor.

Entendimento da importância da direção defensiva

É fundamental que o motorista tenha total atenção ao dirigir e respeite os outros condutores. Para isso, é preciso:

  • manter uma distância de segurança dos outros veículos;
  • evitar farol alto para não causar prejuízo à visão de outros condutores;
  • não trafegar lentamente para não atrapalhar o trânsito.

Essas são gentilezas que precisam ser adotadas para uma direção defensiva. Além disso, outras dicas para segurança são:

  • ultrapassar apenas veículos mais pesados e quando não estiverem com muita carga;
  • não exceder o limite permitido de velocidade e o volume de carga;
  • trafegar apenas pela pista da direita;
  • respeitar as sinalizações.

Ou seja, um condutor que preza a direção defensiva pode ser uma propaganda positiva para a empresa. Sendo assim, investir no treinamento para motoristas vai possibilitar que sua marca seja conhecida e elogiada nas estradas.

Dicas para aumentar a eficiência dos motoristas

Para o eficaz treinamento de motoristas, é preciso que seja identificada cada necessidade do condutor. Por isso alguns passos são fundamentais.

Pontuar as principais necessidades

É necessário realizar entrevistas individuais e coletivas para saber as necessidades da equipe, a fim de melhorar sua performance nas estradas. Pode-se observar questões como direção defensiva, direção econômica, prevenção e gerenciamento de riscos.

Dar atenção ao tipo de linguagem

Depois de identificar as necessidades do treinamento, é preciso apresentar uma linguagem clara e objetiva. Desse modo, cursos práticos são soluções para melhorar a abordagem dos motoristas.

Engajar seus motoristas

Você pode buscar o comprometimento do condutor por meio de um treinamento, pois isso ajudará na capacitação. Ele saberá exatamente que essas práticas melhoram a rentabilidade da empresa e, por conseguinte, otimizam suas condições de trabalho.

Dessa forma, o treinamento para motoristas é uma excelente maneira de promover o engajamento da equipe. É preciso buscar meios de melhorar o desempenho do grupo para que todos os envolvidos sejam beneficiados com essas práticas.

Gostou deste artigo? Então, que tal saber agora a importância do controle de jornada do motorista?

Escrito Por: Azul Tecnologia