No Brasil, o número de ocorrências de roubo dos veículos de carga segue aumentando e muitas transportadoras buscam alternativas que ajudem a gerenciar melhor os riscos. Uma das soluções é o rastreamento veicular. Porém, os criminosos desenvolveram técnicas para desativar a tecnologia embarcada. Então, outra solução surge: você já sabe o que é rastreamento com redundância?
Essa tecnologia vem dando bons resultados no combate ao crime e é uma tendência forte por aqui. Então, descubra a partir de agora como essa tecnologia funciona e as suas vantagens!
Por que as empresas devem investir em sistemas de rastreamento?
Os sistemas de rastreamento permitem monitorar toda a viagem dos veículos e localizá-los com precisão e em tempo real. Dessa forma, paradas longas em locais não programados podem ser vistas em um monitor, o que pode caracterizar uma ação criminosa e facilitar ações rápidas de averiguação.
Hoje, as transportadoras que contam com essa tecnologia se beneficiam da segurança e passam credibilidade aos clientes. Ou seja, a empresa ganha vantagem competitiva ao contar com um sistema que entrega segurança aos veículos, motoristas e mercadorias. Mas ele precisa ser eficiente para que isso aconteça. É aí que entra a necessidade de implementação do rastreamento com redundância.
O que é rastreamento com redundância e como isso funciona?
O rastreamento com redundância é um método alternativo que complementa o rastreamento convencional (via satélite). O equipamento é pequeno e pode ser instalado tanto na parte interna quanto externa dos veículos, funcionando sem ser ligado na parte elétrica do rastreador satelital. Isso é possível graças à comunicação de dados que acontece via GSM/GPRS (rádio).
Diferente do que acontece com o método de rastreamento convencional, o redundante fica camuflado e os criminosos dificilmente conseguem encontrá-lo. Enquanto gastam tempo desativando o rastreamento satelital, a central de segurança pode localizar o veículo e monitorar seus movimentos normalmente, solicitando abordagem policial a tempo.
Por que as transportadoras estão adotando essa ferramenta?
Além de diminuir as chances de desativação por parte dos criminosos, os aparelhos de rastreamento com redundância podem ajudar a reduzir os custos operacionais das transportadoras, uma vez que usam meios de comunicação via rádio. Veja agora mais alguns dos principais benefícios proporcionados pela tecnologia:
- entrega relatórios que detalham o trajeto percorrido e a quilometragem;
- possibilita localizar os veículos 24 horas por dia via internet;
- oferece uma central de apoio em tempo integral;
- permite limitar a velocidade à distância;
- mostra pontos de referência no mapa;
- cria um cerco eletrônico virtual;
- entre outros.
Devido às vantagens que a tecnologia oferece, as transportadoras estão começando a enxergá-la como uma oportunidade de investimento em vez de apenas mais um custo e, considerando que a prevenção de prejuízos é uma necessidade atual do mercado de transportes no Brasil, essa é a postura correta.
Mas não é só isso. O método de rastreamento com redundância também influencia diretamente a otimização dos processos de monitoramento de veículos e cargas, trazendo mais eficiência operacional para as transportadoras.
Então, agora que você já sabe o que é rastreamento com redundância, deve atualizar o seu portfólio de produtos e serviços, pois se trata de uma tendência forte por aqui.
Gostou da dica? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba mais novidades como essa na caixa de entrada do seu e-mail pessoal ou corporativo!