Como fazer um planejamento financeiro: veja 5 dicas essenciais!

10 dicas comprovadas para montar um negócio de rastreamento de sucesso
10 de junho de 2019
Como aumentar as vendas da empresa? Aplique essas 4 dicas práticas!
17 de junho de 2019

O capital é o sangue que corre pelas veias da empresa. Sem ele, não é possível pagar as contas, fazer investimentos e ter lucros. Por isso, podemos dizer que a saúde financeira é o que abre caminho para o sucesso corporativo. No mercado de rastreamento veicular, não é diferente.

Mas, como fazer um planejamento financeiro realmente eficiente? Isso é que o vamos mostrar neste post. Descubra a partir de agora por que você deve investir nessa estratégia e como aplicá-la na prática!

Por que é importante ter um planejamento financeiro na empresa?

O planejamento financeiro proporciona aos gestores uma visão mais ampla e detalhada sobre as contas da empresa. Dessa forma, podem fazer projeções futuras do fluxo de caixa, programando pagamentos e investimentos em momentos que sejam mais favoráveis. Também permite identificar desperdícios de recursos e oportunidades de economia que podem ser direcionadas para outras áreas mais importantes.

Por exemplo: se você pretende aumentar o portfólio da empresa oferecendo serviços de rastreamento veicular, precisa desse planejamento para ter caixa disponível na hora de investir e adequar os procedimentos ao negócio. Apesar de ser uma oportunidade que exige baixo capital inicial e promete um bom retorno, ter o caixa reforçado antes de qualquer investimento é crucial para não correr riscos.

Como fazer um planejamento financeiro eficiente?

Com base na importância da estratégia para o negócio, confira agora 5 dicas para elaborar um bom planejamento financeiro!

1. Alinhe o orçamento às projeções de receitas

Primeiro, você deve pegar o histórico de registros financeiros da empresa para fazer uma projeção futura das saídas e entradas de receitas. Com essas informações, é possível garantir um caixa sempre positivo, programando compras e pagamentos de contas somente nos meses e dias nos quais há previsão de recebimentos.

2. Estabeleça metas para reduzir despesas

Agora, faça uma análise detalhada dos custos e despesas. É bem provável que identificará oportunidades de redução ou de eliminação completa de algumas. Também considere substituir materiais, reformular processos, remanejar pessoal e usar a tecnologia para automatizar parte das operações.

Essas medidas devem reduzir drasticamente o número de falhas, além de melhorar a qualidade e a agilidade dos produtos e serviços prestados. Lembre-se de incluir essa economia em suas projeções de despesas para enxergar o potencial econômico agregado ao negócio no médio e longo prazo.

3. Negocie preços com os fornecedores

Quando avaliar a substituição de materiais, busque alternativas no mercado. Muitas vezes, os gestores relutam em fazer parcerias com novos fornecedores, mas precisam disso para o bem do negócio. Em muitos casos, o mesmo material pode ser encontrado no concorrente, com preços, condições de pagamento e prazos de entrega melhores.

Também negocie dívidas. Use parte da economia gerada com o corte de custos e despesas para antecipar boletos mediante descontos até começar a fazer compras somente à vista. Isso vai dar poder de negociação, conseguindo preços mais baixos e elevando a margem de lucro da empresa.

4. Use a tecnologia como aliada

Troque as tradicionais planilhas eletrônicas por softwares de gestão empresarial, como ERPs (Enterprise Resource Planning), para automatizar as tarefas, organizando as informações em bancos de dados centralizados, e permitir a geração de relatórios digitais personalizados. As informações ganham maior segurança e podem ser facilmente compartilhadas entre os departamentos dependentes.

5. Crie metas de vendas

Com a ajuda do marketing e do fornecedor, defina o perfil do público que consome os serviços de rastreamento veicular e invista em ações publicitárias nos locais onde ele está. As redes sociais são ótimas para isso, pois concentram um grande público num único ambiente on-line, permitindo a segmentação. Agora, estabeleça metas de vendas e foque no esforço para alcançá-las, sempre confiando profissionais renomados à frente da estratégia.

Com essas dicas sobre como fazer um planejamento financeiro, você pode investir em serviços de rastreamento veicular com maior folga no orçamento, garantir que não faltem recursos para o marketing e para aplicação das tecnologias necessárias, além de abrir caminho para um retorno rápido e satisfatório.

Quer ter mais dicas como essas? Siga a Azul Tecnologia no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram agora mesmo e fique por dentro do assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *