fbpx
10 dicas comprovadas para montar um negócio de rastreamento de sucesso
10 de junho de 2019
Como escolher um software para central de rastreamento? Veja aqui!
29 de novembro de 2019

Você já ouviu falar em ativos monitorados? Essa tecnologia ajuda empresas a melhorarem os seus serviços e terem um controle muito maior de seus bens — tão importantes para seu pleno funcionamento.

Alguns empresários se preocupam com máquinas, carros e outros itens necessários, mas não sabem exatamente o que devem fazer para controlar o seu funcionamento.

Confira, então, como funcionam os ativos monitorados e os benefícios que trazem.

O que são ativos monitorados?

Os ativos monitorados referem-se a sistemas ou serviços que serão acompanhados de perto pela empresa, no intuito de evitar roubos ou problemas que possam prejudicar a operação.

Um bom exemplo para entender o que são ativos monitorados é uma transportadora. Ela depende da frota de veículos para realizar o trabalho e obter faturamento. Uma de suas maiores preocupações, então, é com o roubo das cargas ou até mesmo dos caminhões responsáveis pela entrega.

Essa empresa começa a investir em soluções de rastreamento veicular para monitorar os carros, que representam seu principal ativo.

O monitoramento pode ser feito em máquinas ou qualquer outro equipamento que precisa apresentar funcionamento contínuo. A intenção é que, caso ocorra algum problema, a empresa seja imediatamente notificada e possa tomar as devidas providências.

Por que investir nessa tecnologia?

A preocupação com a gestão e o monitoramento de ativos cresce cada vez mais e é possibilitada com a expansão da Indústria 4.0. Hoje, temos acesso a uma tecnologia que nos permite acompanhar o funcionamento desses equipamentos.

O aumento da violência e dos riscos de danos aos ativos amplia ainda mais o mercado para esse tipo de estratégia. Segundo dados de uma matéria publicada no Estadão, o roubo de cargas no Brasil ainda traz prejuízos de mais de R$1,5 bilhão, sendo que esse tipo de ocorrência sofreu aumento de 47% entre 2014 e 2017.

Quais são os benefícios que o investimento no monitoramento de ativos traz?

Apostar no monitoramento de ativos não só ajuda a empresa a se manter informada sobre seus bens, como auxilia em outros pontos. Conheça os principais.

Melhora a produtividade

Com o acompanhamento, uma empresa de frotas pode checar como estão os caminhões e evitar problemas de funcionamento. Assim, é possível encaminhar os veículos para manutenção antes que o problema ocorra.

Se o veículo quebrar, é possível identificar o problema rapidamente, providenciando outro carro que possa terminar a entrega e atender o prazo combinado com o cliente.

Proporciona mais economia

Com o rastreamento, é possível controlar o consumo de combustível e planejar o abastecimento. Assim, a empresa consegue controlar o itinerário para que esses abastecimentos sejam feitos nos locais mais em conta, além de acompanhar o desempenho do motorista.

Oferece estrutura simples

O serviço de ativo monitorado usa o mesmo tipo de estrutura que o de rastreamento de veículos, ou seja, não requer algo robusto ou um alto valor em dinheiro. Isso pode fazer com que você aumente a cartela de clientes e, consequentemente, o faturamento.

Qual é o cenário esperado para o futuro?

O mercado de monitoramento de ativos tende a crescer ainda mais; afinal, aumenta a preocupação com a segurança dos equipamentos necessários para o funcionamento da empresa.

Além disso, as tecnologias estão se aprimorando a cada dia, o que permite o surgimento de ferramentas cada vez mais eficientes.

Agora que você já sabe o que são ativos monitorados, vale a pena pensar em oferecer esse serviço com o rastreamento de veículos ou entender como funciona esse mercado para ampliar seus investimentos no setor.

Aproveite para conferir o outro post que preparamos com 10 dicas para montar um negócio de rastreamento de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *