Entenda a importância da avaliação de desempenho de motoristas

Entregador segurando uma caixa na frente da sua van de entregas.
Confira 5 dicas de como evitar roubo de cargas
28 de janeiro de 2019
dois carros passando em frente a um posto de combustível.
Saiba como fazer um controle de combustível da frota
11 de fevereiro de 2019

Você sabia que realizar a avaliação de desempenho de motoristas é tão importante quanto a de seus colaboradores internos? O principal motivo é que esse procedimento proporciona não somente o avanço da produtividade dos avaliados, mas também o aperfeiçoamento da organização como um todo.

Neste artigo, elucidaremos os impactos positivos da avaliação de desempenho de motoristas nos processos e serviços das empresas e na motivação dos colaboradores. Continue a leitura e confira.

Benefícios da avaliação de desempenho de motoristas

A seguir, veja quais são os principais benefícios oferecidos pela avaliação de desempenho de motoristas.

Alinhamento com as metas e valores da empresa

As empresas utilizam duas principais formas de avaliação de desempenho: por competências e/ou por objetivos. Na primeira, é avaliado se o colaborador expressa as competências esperadas pela empresa e necessárias para exercer sua função e, na segunda, o intuito é identificar se os objetivos determinados para aquele período foram alcançados.

Para que ambas as avaliações sejam possíveis e justas, o colaborador precisa estar totalmente ciente e alinhado com as metas e valores da empresa, além de compreender qual a sua importância nesse processo. Por exemplo, para uma empresa que tenha uma postura ecologicamente consciente, é extremamente importante que seus motoristas utilizem técnicas de direção sustentáveis.

Desenvolvimento dos colaboradores

Parte importante da avaliação de desempenho são as metas de desenvolvimento pessoal. Elas representam um comprometimento mútuo: do colaborador, em busca do aprimoramento ou do desenvolvimento de uma competência necessária, e da empresa, que deve ajudá-lo nesse processo. O resultado será um trabalhador mais motivado, produtivo e que tem melhores resultados.

Treinamentos com foco em resultados

Após realizar um processo de avaliação, a empresa tem em mãos informações suficientes para identificar quais são as áreas em comum em que os motoristas apresentaram maior necessidade de desenvolvimento e, desse modo, oferecer treinamentos direcionados. Isso reduz gastos com treinamentos desnecessários e permite focar em aprimorar habilidades importantes, como segurança e condução responsável.

Feedback constante e consistente

Mesmo que a empresa opte por realizar a avaliação de desempenho de motoristas apenas uma vez ao ano, é imprescindível oferecer feedbacks constantes aos colaboradores. Essas conversas, quando realizadas a cada 3 ou 6 meses, permitem acompanhar a performance e o progresso de cada motorista para o atingimento das metas estabelecidas e, se necessário, redirecioná-las ou reavaliá-las.

No caso dos motoristas, esse feedback frequente é ainda mais importante, a fim de garantir não somente a produtividade, mas também a segurança dos colaboradores e da frota. É fundamental que as métricas de avaliação sejam bastante específicas, para que consigam abranger dados como quantidades de infrações de trânsito e conformidade com procedimentos padrões.

Como vimos, a gestão de uma frota não deve abranger somente elementos como a manutenção dos veículos e a qualidade da logística. Ela pode, e deve, incluir também a avaliação de desempenho de motoristas, de modo a acompanhar mais de perto seus colaboradores e otimizar seus resultados, aumentando sua produtividade com maior qualidade.

Agora, se você quiser agilizar ainda mais o gerenciamento de sua frota, confira essas 5 dicas de como fazer um controle de multas eficiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *