fbpx
Entenda as tecnologias de rastreamento veicular e suas tendências
7 de fevereiro de 2018

As empresas que trabalham com rastreamento de veículos ganham cada vez mais espaço. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de roubos e furtos de veículos no Brasil tem crescido a cada ano. Assim, a tendência é que serviços voltados à segurança sejam ainda mais requisitados.

Um sistema de segurança deve ser visto como investimento e não como despesa, pois é mais válida a implementação de uma ferramenta do gênero do que a perda de um bem material de altíssimo valor, como é o caso de um veículo. Para os empreendedores, este é o momento certo para conhecer melhor o produto e estudar uma expansão dos negócios.

Mas o que é e como funciona o rastreamento de veículos? E qual a sua importância? Acompanhe a leitura do artigo e tenha essas e outras dúvidas sanadas. Boa leitura!

O que é o rastreamento de veículos?

É um sistema que funciona por meio de um rastreador instalado no veículo, baseado em geolocalização. Ou seja, por meio de sinais emitidos pelo dispositivo, é possível definir a localização do objeto.

Em tecnologias mais sofisticadas, o rastreador consegue detalhar se o carro está com acessórios, como o ar-condicionado ou o rádio, ligados, além, é claro, da ignição.

O que engloba um rastreamento veicular?

Um sistema de rastreamento veicular é bem amplo e engloba várias tecnologias e vertentes. Na maioria das vezes, o proprietário só se preocupa com o rastreador em si e acaba não se informando sobre os outros aspectos.

Entre as principais partes de um rastreamento de veículos, estão:

  • rastreador;
  • sistema de rastreamento;
  • monitoramento;
  • ação.

O rastreador é o dispositivo colocado no veículo e é responsável por emitir sinais a serem decodificados e transformados em informações.

Já o sistema de rastreamento é o software que, de fato, monitora o veículo. Esse é um sistema que pode ser acessado pela Internet utilizando qualquer navegador ou por meio de aplicativos instalados no celular.

O monitoramento, no entanto, é o ato de acompanhar o GPS emitido pelo rastreador do carro. Essa supervisão é realizada pela empresa especializada.

E, por fim, a ação, como o próprio nome deixa claro, consiste em tomar as medidas cabíveis quando necessário. A central de monitoramento é responsável por assumir a situação nesses cenários e orientar o proprietário sobre quais são as medidas corretas a se tomar.

Qual a importância de um bom sistema de rastreamento?

Diariamente, assistimos a notícias em telejornais e sites sobre roubos de veículos. Não precisa ser nenhum especialista em segurança pública para perceber o quanto estamos vulneráveis no dia a dia. Se analisarmos o valor de um veículo, fica ainda mais fácil entender como a adoção de um bom sistema de rastreamento é importante.

Essa alternativa, além de aumentar a segurança do bem material, também traz outras vantagens relevantes para o proprietário. Entre os principais benefícios, estão:

  • preço acessível:
  • rastreamento on-line e 24 horas;
  • diminuição no valor de um eventual seguro de automóveis.

Em outras palavras, o rastreamento de veículos é o elo entre várias etapas importantes para a conservação e a segurança do automóvel.

Enfim, a busca e a adoção de alternativas para garantir a continuidade de um alto investimento, como um veículo, são etapas necessárias na vida de todo proprietário. O rastreamento de veículos deixou de ser visto como item de luxo e, hoje, é algo essencial. Para o empresário, este é o momento de adquirir conhecimento e trabalhar de acordo com a demanda do mercado.

Gostou da postagem? Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Então acompanhe também as nossas novidades no Facebook e aproveite..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *