fbpx
Rastreador CRX1 New da Concox
CRX1 New da Concox, o pequeno notável
27 de março de 2019
Tela do aplicativo de envio de SMS
Conheça a maneira mais fácil de configurar o CRX da Concox
20 de abril de 2019
Família viajando em um carro vermelho alugado.

Locadoras automotivas, no geral, têm muito a ganhar com um serviço de rastreamento para carros alugados. Afinal, os veículos que compõem a sua frota não estão livres de roubos e furtos. Essa é, portanto, uma oportunidade interessante para quem oferta o serviço.

O rastreamento para carros alugados permite identificar eventuais situações de risco nos trajetos percorridos, além de garantir a segurança dos veículos e dos seus passageiros. Aliás, esse diferencial é importante também para os clientes das locadoras, que se sentem mais tranquilos.

Então, ficou interessado? Para entender melhor esse mercado e descobrir quais são as principais alternativas para garantir a segurança da frota dos seus clientes, continue a leitura do nosso post!

Saiba o que é o rastreamento para carros alugados

O conceito de rastreamento para carros alugados é o mesmo de empresas que instalam esse dispositivo nas suas frotas de transporte de cargas ou, até mesmo, veículos particulares.

Trata-se de um dispositivo que usa tecnologia de geolocalização para indicar onde os carros estão circulando ou estacionados. Para a locação de carros, ajuda a identificar possíveis problemas e a localizar esses veículos em caso de roubo ou furto, já que se tratam de patrimônio importante da empresa.

O rastreamento aumenta a segurança do motorista e permite o monitoramento em tempo real, identificando rapidamente qualquer problema, sem afetar a privacidade do condutor.

Confira como funciona o rastreamento

Como você sabe, o sistema funciona com a instalação de um aparelho de geolocalização no interior do veículo. Além de indicar a localização exata, esse equipamento permite identificar se o carro está em movimento ou não.

Nesse sentido, existem duas tecnologias de rastreamento distintas que podem ser oferecidas às locadoras:

  • GPS — que recebe dados de latitude, longitude e direção, via satélite;
  • GPRS — que tem a capacidade de enviar os sinais recebidos pelo GPS para uma central de monitoramento, com o uso de um chip semelhante ao utilizado em smartphones.

Pelo sistema GPS, são enviadas informações para satélites que mostram onde o veículo está. Esses dados podem ser acompanhados pelo dono do carro em tempo real, dando um controle muito maior para as empresas locadoras de veículos acompanharem a trajetória desses carros e conseguirem prestar um bom atendimento, caso surja alguma ocorrência.

A instalação é feita com facilidade, por profissionais indicados pela própria empresa fornecedora na agência de locação. Também é possível fazer a instalação por conta própria, embora não seja a alternativa mais indicada.

Ao solicitar que o fornecedor realize o trabalho, é possível garantir a assistência e o monitoramento, aumentando a segurança diante de qualquer ocorrência.

Entenda as vantagens do rastreamento veicular para as locadoras automotivas

O rastreamento veicular traz benefícios para as locadoras automotivas, que contarão com mais segurança e poderão resguardar a frota de carros, protegendo assim o patrimônio da empresa. Conheça algumas dessas vantagens.

Localização em casos de roubo

Como o número de roubos e furtos de veículos continua em alta, o seguro costuma ser uma alternativa para evitar perdas maiores. Porém, na maior parte das vezes, ele garante ao proprietário do veículo o valor do sinistro, mas o carro não é recuperado.

Para as empresas que trabalham com locação veicular, em particular, esse é um grande risco. Afinal, mesmo que a locadora receba o valor do veículo roubado, a ausência de um dos carros integrantes da frota representa grandes prejuízos. A boa notícia é que, com o uso de um rastreador veicular, encontrar a unidade roubada é bem mais simples.

Redução do valor do seguro

Em primeiro lugar, o equipamento permite a identificação do local exato do veículo. Consequentemente, isso reduz o preço do seguro, uma vez que as próprias seguradoras reconhecem a sua eficácia contra as ações dos bandidos.

A redução pode chegar a 30% da conta, o que é extremamente interessante para as locadoras, que podem economizar uma boa verba e, ao mesmo tempo, aumentar o valor agregado de seus serviços.

Aumenta a segurança dos clientes

Com o rastreador, o motorista e os passageiros também têm maior segurança. Não são raros os casos em que os ocupantes do veículo acabam sofrendo um sequestro-relâmpago ou outras consequências piores, durante uma ação criminosa. Mas, se o carro está sendo rastreado, esse risco diminui: o sistema, por si só, inibe a ação dos assaltantes.

Além de facilitar a localização, o rastreamento permite ainda outros alertas, como notificações em tempo real. Algumas soluções possibilitam até a escuta de sons no interior do veículo, o que aumenta a segurança dos passageiros. Vale lembrar, no entanto, que a privacidade de quem aluga o carro é preservada — o intuito da solução é apenas promover maior proteção.

Oferece assistência 24 horas

Algumas empresas fornecedoras de rastreador veicular oferecem assistência técnica 24 horas, o que pode ser vendido como um benefício para o cliente, sem que traga gastos a mais para a locadora.

Assim, é possível oferecer um serviço muito mais completo e eficiente, mas a um custo-benefício mais vantajoso.

Ajuda a atrair novos clientes

Ao saber que podem contar com assistência técnica 24 horas e que poderão ser assistidos em sequestros ou qualquer problema que venha a ameaçar sua segurança, os clientes certamente ficarão mais interessados no serviço da sua locadora em comparação com a concorrência.

Isso pode ser vendido como uma vantagem na aquisição de novos clientes, aumentando assim o faturamento da empresa.

Não há análise de perfil

A contratação de seguros requer a análise de perfil do motorista responsável. Na contratação do serviço de rastreamento, essa análise é dispensada, o que pode ser extremamente útil para as locadoras, que trabalharão com pessoas dos mais diferentes perfis.

Quando os dois serviços são oferecidos em conjunto, trazem uma confiança muito maior para clientes e empresa.

Descubra por que o rastreamento para carros alugados é um bom negócio para sua empresa

Como os veículos são o principal ativo de empresas do setor de locação, a sua proteção é fundamental para a manutenção do negócio, o que inclui o uso da tecnologia de rastreamento. Além disso, ela representa uma segurança extra para os clientes, que passam a ver o serviço como um diferencial.

Vale dizer, ainda, que um bom sistema de rastreamento para carros alugados oferece apoio não só em casos de risco, como roubos e furtos, mas também em outras emergências, como uma pane no veículo. Em todos esses casos, é possível localizar o carro e controlar suas notificações em tempo real.

Enfim, o rastreamento é mesmo uma solução global para vários problemas relacionados à segurança da frota e, sem dúvida, um diferencial importante para as locadoras. Uma parceria nesse sentido, portanto, pode ser muito rentável para ambos lados.

Optar pelo rastreamento para carros alugados é um excelente investimento para a empresa. Se considerarmos os benefícios apresentados, deve fazer parte do pacote que a locadora apresenta.

Gostou deste conteúdo? Aproveite, então, para assinar a nossa newsletter e receber em primeira mão as notificações sobre novas postagens para que você possa acompanhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *