Da mesma forma que a tecnologia permitiu a otimização das tarefas, ela também nos obrigou a resolver tudo cada vez mais rápido. O ritmo dos acontecimentos mudou e, com isso, ter uma boa gestão do tempo é indispensável para ser um bom profissional.
Neste post, trazemos algumas dicas que vão ajudar você a lidar melhor com tantas demandas e prazos. Se o assunto desperta o seu interesse, continue a leitura!
Por que se preocupar com a gestão de tempo?
Administrar o próprio tempo é tão importante que hoje encontramos até mesmo especialistas nesse assunto. A verdade é que atualmente temos um rol de distrações muito maior a um palmo de distância: no seu celular.
Esse fácil acesso a tantas informações faz com que você facilmente perca horas valiosas do dia. Mantendo esse hábito ruim por semanas e meses, suas realizações vão ficando para trás e você pode se ver daqui a alguns anos frustrado e sem perspectiva.
Quando falamos da vida profissional, aprender a administrar o tempo pode ser a chave para aquele crescimento tão sonhado.
Como fazer uma boa gestão do tempo?
A boa notícia é que, apesar das consequências negativas que o desperdício de tempo traz, algumas práticas simples podem ser adotadas para lidar com isso. Confira algumas dicas.
1. Tenha um bom planejamento
A primeira dica para organizar o trabalho é o planejamento. É preciso ter clareza do que deve ser feito, das prioridades e dos prazos. Você pode usar uma agenda de papel ou eletrônica para isso.
Identifique todas as tarefas a serem feitas e o prazo de entrega de cada uma delas. Procure fazer esse planejamento com antecedência para que você consiga finalizar os projetos com uma boa distância do deadline, preparando-se para imprevistos.
2. Use um gerenciador de tarefas
Uma lista que indique exatamente o que deve ser feito durante o dia vai dar uma noção melhor do tempo que precisa ser empregado para a conclusão desses afazeres, afastando a procrastinação.
Muitas pessoas começam com um simples pedaço de papel, mas hoje alguns aplicativos e ferramentas auxiliam nessa organização, como o Todoist.
3. Evite distrações
Redes sociais, e-mails constantes, YouTube ou aquele bate papo com o colega: todas essas pequenas paradas podem virar grandes distrações. Para evitar isso, você pode dividir o tempo em blocos de trabalho focado e de descanso (use o método Pomodoro para isso!). Outra alternativa é reservar intervalos durante o dia para refrescar um pouco a mente.
Ter acesso a essas pequenas distrações sem nenhum controle pode tomar grande parte do dia e atrasar seus projetos.
4. Defina prioridades
Nós sabemos que você tem dezenas de coisas para lidar, mas nem sempre isso é possível. Para evitar que algo importante fique para trás, tente definir as prioridades ― no máximo 3 por dia.
Procure resolvê-las pela manhã, assim você conclui o que realmente não pode ser adiado e tem o resto do dia livre para desenvolver as outras questões, sem se preocupar.
5. Saiba delegar tarefas
Acumular diversas obrigações, além de deixá-lo cansado, vai ocupar o seu cérebro com preocupações e acabar com a sua produtividade. Procure focar nas tarefas estratégicas e tente delegar o que for possível. Dessa maneira, você consegue realizar suas atividades com mais foco e qualidade.
Com essas 5 dicas de gestão do tempo, é possível cuidar bem da empresa e impulsionar seu crescimento profissional, absorvendo as demandas com mais tranquilidade e marcando presença diante dos concorrentes.
Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas dicas!