Após uma demissão, muitos trabalhadores gastam o valor recebido na rescisão, sem a clareza necessária das despesas durante e tempo necessário para a recolocação no mercado. Saber o que fazer com a rescisão trabalhista proporciona melhores condições psicológicas para o trabalhador se concentrar na sua busca por um novo emprego e pode até permitir uma guinada na vida profissional.
Um bom planejamento financeiro cria as condições para que o trabalhador saia da empresa preparado para esse momento. Essa disciplina deve ser ainda maior durante os meses sem vínculo com uma empresa, evitando surpresas desagradáveis.
Quer entender melhor o que fazer com esse valor? Confira as nossas dicas!
Se você conseguiu se organizar o suficiente para não precisar do valor da rescisão para sobreviver enquanto procura um novo emprego, pode investir o dinheiro recebido em renda fixa, que apresenta baixa volatilidade e não exige conhecimentos aprofundados como os necessários para mexer com ações, por exemplo.
Algumas boas opções são o CDB, o LCI, o LCA e os Fundos Imobiliários. Pesquise as taxas de rentabilidade e faça esse dinheiro trabalhar para você enquanto você busca novas oportunidades. Prefira investimentos de alta liquidez, ou seja, que podem ser acessados facilmente em uma emergência.
Uma viagem para o exterior pode representar novas oportunidades no retorno ao país. A experiência adquirida na vivência de uma nova cultura e o domínio de outro idioma pode abrir novas portas e impulsionar o crescimento profissional.
O valor da rescisão pode ser uma ótima fonte para pagar as despesas de viagem e manter as despesas básicas até que o trabalhador consiga se estabelecer em alguma atividade em outro país.
Ter dívidas pode atrapalhar totalmente o planejamento financeiro de uma pessoa que está tentando uma nova oportunidade para a vida profissional. Quando um indivíduo perde o emprego, é recomendado ajustar o orçamento apenas para custos básicos de sobrevivência, cortando supérfluos.
Por isso, o valor da rescisão pode ser usado para quitar os valores pendentes e possibilitar um orçamento mais enxuto para os próximos meses, permitindo que o profissional se mantenha com tranquilidade até conseguir um novo emprego.
Com um bom valor em mãos, é possível quitar esses débitos com desconto, conseguindo opções mais vantajosas.
Abrir o próprio negócio é uma ótima maneira de driblar o desemprego e até mesmo proporcionar oportunidades de trabalho para outras pessoas. Isso pode representar uma guinada na vida profissional e abrir novas possibilidades, ajudando o trabalhador a desenvolver novas competências como gestão de recursos, técnicas de marketing, entre outras.
Montar uma central de rastreamento veicular é uma excelente maneira de investir a rescisão, em um negócio com grande potencial de expansão e com retorno rápido.
Se você souber o que fazer com a rescisão trabalhista é possível empreender com muito sucesso e aproveitar esse momento, que seria crítico ou uma oportunidade com grandes possibilidades de crescimento para a sua trajetória profissional e financeira.
O que achou das nossas sugestões? Aproveite para conferir este artigo com as vantagens de investir no mercado de rastreamento veicular.