Saiba como fazer um controle de combustível da frota

11/02/2019 02:00:12 | Logística Saiba como fazer um controle de combustível da frota

O controle de combustível da frota é essencial para garantir a produtividade e os melhores resultados para a gestão de frotas. Leia mais.

O consumo de combustíveis é um dos principais custos das transportadoras e demais empresas que dependem de frotas veiculares. Por isso, o controle de combustível da frota é essencial para garantir a produtividade e os melhores resultados para a gestão do negócio.

Com a administração adequada, é possível manter o fluxo de caixa equilibrado, facilitando a gestão de outros itens essenciais, como manutenção preventiva, gerenciamento de funcionários e segurança.

Quer conhecer algumas dicas para fazer o melhor controle de combustível da frota? Então continue a leitura de nosso artigo.

Entenda o impacto do combustível nos custos da frota

Para a maior parte das empresas que possuem frotas, as despesas com combustíveis só ficam atrás do desgaste natural dos veículos. A tendência é de que esse custo permaneça em alta, uma vez que o subsídio ao diesel, instituído em 2018, após a paralisação dos caminhoneiros, foi encerrado. Desde o fim da subvenção, o valor médio do combustível já subiu cerca de 10% nas refinarias.

Vale lembrar que, além do diesel, a gasolina também é afetada diretamente com a alta do dólar e o aumento do barril de petróleo. O etanol, por sua vez, é influenciado pelas épocas de safra e entressafra, períodos de chuva ou seca e pelas cotações internacionais do açúcar.

Ou seja, qualquer que seja a fonte de energia utilizada pela frota de sua empresa, uma coisa é certa: o impacto desse insumo nos custos é significativo. Por essa razão, o controle de combustível da frota é um diferencial competitivo primordial para se destacar no mercado.

Saiba como fazer o controle de combustível da frota

Com um controle mais eficiente do consumo de combustível é possível não apenas reduzir custos, mas também analisar outros parâmetros importantes para a operação, como melhores rotas, eficiência energética dos combustíveis e uso adequado de lubrificantes e de aditivos.

Veículos com consumo instável normalmente apresentam mais falhas e necessidade de paradas para manutenção corretiva, o que significa que o controle também é um alerta importante para identificar eventuais problemas.

Confira a seguir algumas dicas essenciais para fazer a gestão do controle de combustível da frota.

Faça a manutenção adequada dos veículos

Ao investir em práticas de manutenção preventiva e preditiva, é possível identificar falhas nos veículos que possam causar maior consumo de combustível ou perda da eficiência energética. Fique atento também para as orientações do fabricante quanto ao uso adequado de lubrificantes, aditivos e outros fluidos.

Otimize as rotas

Analise quais os melhores percursos para sua frota, considerando aspectos como segurança da via, pontos de parada adequados e locais com melhor custo-benefício para abastecimento.

Atente sempre para a qualidade do combustível

A qualidade do combustível é essencial para garantir o bom desempenho do veículo e consumo adequado. Assim, sempre oriente os motoristas a abastecerem em locais confiáveis. Em caso de dúvida, testes podem ser solicitados no próprio posto, no momento do abastecimento.

Observe o histórico de abastecimento

Verifique a periodicidade e o volume abastecido, e compare esses dados à quilometragem percorrida e à performance do veículo. Além de observar o consumo de combustível por quilômetro rodado, analise a velocidade média do veículo e o tempo parado em congestionamentos. No caso de máquinas agrícolas ou industriais, o controle deve ser feito, no mínimo, uma vez por semana, de forma a evitar a necessidade de paradas do equipamento.

Um bom sistema de monitoramento de frota contribui para a gestão de todas essas variáveis, reduzindo custos desnecessários e otimizando os resultados de sua empresa. O controle de combustível da frota é um dos aspectos essenciais da operação de negócios do setor logístico e, sem dúvida, um dos fatores determinantes do sucesso das empresas do segmento.

Para maior eficiência na gestão do consumo de combustíveis e de lubrificantes, leia também nosso post sobre como fazer manutenção preventiva veicular e garanta os melhores resultados para a sua empresa!

Escrito Por: Azul Tecnologia