Saiba como funciona o sistema de telemetria!

12/09/2019 05:00:16 | Logística Saiba como funciona o sistema de telemetria!

Com o aumento no índice de roubo de carros, muitas empresas apostam no sistema de telemetria para aumentar a segurança e garantir um monitoramento mais completo […]

Com o aumento no índice de roubo de carros, muitas empresas apostam no sistema de telemetria para aumentar a segurança e garantir um monitoramento mais completo dos veículos.

Neste post, vamos explicar como funciona o sistema de telemetria e como ele pode ajudar a oferecer um serviço de segurança mais completo e eficiente. Você quer aprender um pouco sobre essa tecnologia? Então, acompanhe o post!

O que é telemetria?

Podemos definir telemetria como um sistema de monitoramento que usa redes sem fio (ondas de rádio ou comunicação via satélite) para rastrear ou enviar comandos a algum equipamento.

Essa tecnologia é usada em pontos remotos geograficamente ou em constante movimento (em carros, por exemplo). As informações são coletadas e transmitidas para uma central de controle responsável pelo acompanhamento e decodificação desses dados.

Como funciona o sistema de telemetria no rastreamento veicular?

Para o rastreamento, os veículos são acoplados com aparelhos, geralmente instalados em partes em que fiquem escondidos. Esses aparelhos têm antenas transmissoras que estabelecem comunicação em tempo real com as centrais de controle, que recebem os dados que serão analisados.

Essas informações podem ser transformadas em indicadores de performance (também conhecidos como KPIs), que podem ser usados para melhorar a gestão de frotas ou os sistemas de segurança.

Quais são seus benefícios?

O uso da telemetria traz diversas vantagens, dentre as quais podemos destacar:

  • redução de custos;

  • maior segurança no trânsito;

  • maior inteligência na gestão de frotas.

Redução de custos

O acompanhamento em tempo real oferecido pelo serviço de telemetria faz com que os motoristas sejam mais cuidadosos durante o trabalho, diminuindo o consumo de combustível e a ocorrência de acidentes.

Isso faz com que os custos da operação sejam reduzidos, além de permitir o acompanhamento das manutenções, possibilitando um tratamento adequado aos pequenos problemas que surgirem.

Maior segurança no trânsito

Além da maior cautela dos motoristas, que sabem que estão sendo acompanhados em tempo real e adotam uma postura cuidadosa no trânsito, as ocorrências de roubo são resolvidas mais rapidamente.

A telemetria consegue apontar a localização e a velocidade do veículo, permitindo assim que ele seja encontrado em menos tempo. Essa tecnologia possibilita até que as portas sejam travadas e o motor desligado, obrigando o ladrão a abandonar o carro.

Gestão mais inteligente

Como citamos acima, a telemetria oferece uma série de informações que permitem tanto o acompanhamento do condutor como do carro em si. Com base nesses dados, a empresa pode gerar relatórios que vão ajudar a entender o funcionamento dos veículos, auxiliando o agendamento de manutenções preventivas.

Essas manutenções fazem com que a empresa conte com veículos rodando em pleno funcionamento por mais tempo, o que é extremamente importante para quem trabalha com frotas e auxilia no planejamento financeiro.

Entendendo como funciona o sistema de telemetria, fica mais fácil escolher qual tipo de serviço é o mais adequado para cada caso e necessidade e como ele pode ajudar a aumentar a segurança do automóvel.

Se você quer receber mais informações sobre esses assuntos, assine a nossa newsletter e seja informado sobre os novos conteúdos publicados!

Escrito Por: Azul Tecnologia