Conheça Sigfox, a tendência do futuro em rastreamento

28/08/2019 10:52:23 | Rastreamento veicular Conheça Sigfox, a tendência do futuro em rastreamento

Se a sua empresa oferece serviços de rastreamento veicular, você deve ficar atento às tendências para o setor. Graças aos avanços das tecnologias de internet e de […]

Se a sua empresa oferece serviços de rastreamento veicular, você deve ficar atento às tendências para o setor. Graças aos avanços das tecnologias de internet e de dispositivos móveis, o mercado está mudando e muitos modelos de plataformas já entregam maior eficiência a baixos custos operacionais.

Uma dessas alternativas é a rede da Sigfox. Neste post, vamos esclarecer algumas informações sobre a tecnologia oferecida e como ela deve se tornar a próxima tendência em rastreamentos de veículos. Acompanhe!

O que é a internet das coisas?

Antes de você conhecer a Sigfox, precisa entender o conceito de internet das coisas (Internet of Things – IoT), pois eles têm relação direta. A IoT é representada por uma combinação de tecnologias que permite conectar e transmitir dados entre os dispositivos usando uma rede exclusiva. Tudo acontece de forma automática e sem a necessidade de interação humana no processo.

Dessa forma, pessoas, objetos, sistemas e máquinas podem se conectar entre si, compartilhando dados e comandos por meio de uma central de controle hospedada na nuvem.

O que é Sigfox e por que ela tem relação com a IoT?

A Sigfox é uma empresa prestadora de serviços que, assim como as operadoras de telefonia, entrega uma rede de IoT estruturada para uso terceirizado. Ela fica responsável pela estruturação e manutenção da rede, garantindo conectividade ininterrupta entre os dispositivos e os usuários. Essa estrutura representa um grande passo para a evolução dos serviços de rastreamento veicular no Brasil.

Quais são as vantagens dessa tecnologia?

Separamos as principais facilidades que a Sigfox deve trazer para o segmento de rastreamento veicular. Veja quais são a seguir.

Registra menos ruído na transmissão de dados

A Sigfox usa um modelo de comunicação via rádio e um protocolo de rede leve, possibilitando a cobertura de amplas áreas sem grandes interferências. Com isso, os veículos podem ser rastreados ou monitorados em tempo real, reduzindo o atraso no recebimento dos dados de localização. Porém, a tecnologia não facilita o bloqueio em casos de roubos, tendo espaço para melhorias futuras.

Entrega maior eficiência e segurança

O número de mensagens enviadas por dia é limitado, tornando o sistema ideal para quem faz monitoramento remoto com baixas taxas de dados. Em vista disso, os reconhecimentos não são definidos, mas a confiabilidade da comunicação é alta, já que usa tempo e frequência diferentes para envio e recebimento de dados, além de transmissões duplicadas.

Também permite que a comunicação consuma uma quantidade bastante reduzida de energia, fazendo com que as baterias dos dispositivos remotos durem mais tempo.

Exige baixo investimento

A rede oferecida pela Sigfox foi projetada para atender aos requisitos de aplicativos de IoT em massa, entregando um ciclo de vida maior para as baterias dos dispositivos que se conectam. Isso faz com que, além da cobertura ampla e conectividade ininterrupta, os usuários tenham baixos custos de investimento para aplicar a tecnologia no negócio.

Como pôde ser visto, a Sigfox chega para revolucionar o mercado de rastreamento veicular, uma vez que otimiza uma série de operações executadas por meio da IoT. Por isso, fique ligado nessa tendência e use-a para desenvolver um bom diferencial competitivo no ramo de atuação.

Gostou da novidade? Então aproveite a visita em nosso blog para conhecer também os 5 motivos para investir em rastreamento veicular.

Escrito Por: Azul Tecnologia