fbpx
Um gráfico de 4 barras verticais coloridas, um notebook aberto, uma calculadora e uma lupa dispostos em perspectiva isométrica.
Entenda como melhorar a gestão do negócio da sua empresa!
11 de julho de 2018
Mão do juiz segurando o malhete (martelo de madeira)
Responsabilidade civil da empresa de rastreamento: evite processos judicias!
24 de outubro de 2018
Homens trabalhando numa central de monitoramento veicular.

Entender como montar uma central de rastreamento veicular é uma maneira eficiente de se oferecer um bom serviço de monitoramento para saber a localização exata de um determinado veículo. Inegavelmente, ele confere o controle sobre as informações de segurança (em casos de roubo ou sequestro), além de aumentar a gestão sobre prazos de entrega e melhorar o monitoramento do trabalho dos motoristas.

Tudo isso pode ser feito de forma digital e remota, o que garante operações mais rápidas, seguras e confiáveis. Por isso, a central de rastreamento veicular é onde esses automóveis são monitorados por meio de rastreadores instalados.

Implantar um sistema de rastreamento veicular não é caro quando comparado ao valor de um veículo. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que um carro é roubado por minuto no Brasil. Surpreendentemente, só em 2016 foram mais de 557 mil veículos.

Na prática, o rastreamento não impede o roubo, mas pesquisas indicam que 97% dos veículos com rastreador são resgatados.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda tudo sobre como montar uma central de rastreamento veicular.

Como montar uma central de rastreamento veicular?

A estrutura física de uma central desse tipo dependerá da demanda e da variedade dos serviços oferecidos. Contudo, como se trata de uma empresa da área de segurança, na qual imprevistos como roubos de cargas e veículos acontecem a todo o tempo, é necessária a implantação de uma central de atendimento 24 horas.

Para o funcionamento correto dessa estrutura é necessário:

  • um sistema de nobreak com acesso redundante à internet;
  • uma sala isolada, sem ruídos, climatizada;
  • um sistema específico para o monitoramento dos veículos e para o relacionamento com o cliente, como as plataformas de CRM;
  • dentre outros equipamentos da área.

Quais equipamentos devem ser adquiridos?

Para implantar uma central com um sistema de rastreamento efetivo, é necessário adquirir vários equipamentos, como:

  • linhas de telefone fixo e celular para garantir a comunicação na empresa e o acesso remoto ao sistema, para os gestores e colaboradores;
  • notebooks, desktops, impressoras, roteadores e outros insumos de informática;
  • mobiliário para um escritório, o que inclui: mesas, cadeiras, armários e materiais de escritório etc.;
  • outros equipamentos para uma infraestrutura básica, como ar-condicionado, ferramentas para manutenção e instalações, dentre outros.

Qual o perfil da equipe de colaboradores?

Uma central de rastreamento veicular precisa investir em mão de obra qualificada, seja qual for seu porte. Portanto, é necessário que seu quadro de colaboradores seja composto por, ao menos, um Técnico de Computação, um profissional responsável pela instalação de equipamentos como circuitos, alarmes e vidros elétricos.

Além disso, a equipe de trabalho deve contar com um time de vendas especializado nesse tipo de mercado; analistas de suporte ao cliente, com conhecimentos técnicos das ferramentas utilizadas; supervisores e coordenadores que garantam a qualidade do atendimento prestado.

Reduzir custos operacionais, otimizar o uso da frota e gerenciar rápidas respostas por meio de relatórios gráficos cada vez mais precisos são características cruciais para montar uma central de rastreamento veicular.

Todavia, é importante optar por um fornecedor adequado. Ele deve dispor de sistemas de rastreamento em nuvem, seguro e remoto, o que permitirá que sua empresa foque apenas nas vendas e no atendimento ao cliente.

Como o investimento em uma central de rastreamento pode ajudar você?

Uma central de rastreamento pode ser uma excelente iniciativa de negócios, principalmente quando levamos em consideração os aspectos apontados abaixo.

Crescimento acelerado e mercado promissor

Analisando os dados apresentados no início deste post, fica fácil constatar que a insegurança é um fator constante na rotina da população. É natural que as pessoas procurem se cercar de elementos que as ajudem a proteger o patrimônio.

A procura por serviços de rastreamento de veículos vem crescendo ao longo do tempo. As próprias seguradoras estão ajudando no crescimento desse mercado, afinal, oferecem alguns bônus na apólice dos carros que apresentam o equipamento.

A central pode ser montada em casa

Os custos com locação de espaço para um negócio costumam ser onerosos. Por dispensar a necessidade de uma grande estrutura, você pode começar a central de rastreamento na sua própria casa.

prospecção pode ser feita pela internet ou telefone e a entrega dos equipamentos diretamente na casa ou trabalho do cliente.

Essa facilidade abre uma grande margem para que você consiga fechar os primeiros contratos com tranquilidade financeira, sem se preocupar com o aluguel para o ponto de atendimento.

Retorno em curto prazo

O retorno do dinheiro investido leva em consideração o fluxo de caixa e o fechamento de contratos, calculando quanto tempo você vai precisar para ter esse valor inicial em mãos.

Como a central de monitoramento não precisa de uma grande infraestrutura e possibilita alguns contratos de valores altos, é possível ter um retorno bem rápido, começando a acumular lucros em pouco tempo.

O que é necessário para montar uma central de rastreamento?

Investir nesse ramo vai além de ter os equipamentos necessários. Destacamos aqui 3 pontos que são importantes na hora de investir em uma central de rastreamento.

Ter uma boa plataforma

Uma plataforma eficiente de rastreamento pode fazer toda a diferença na qualidade do serviço prestado. Para isso, você precisa contar com um fornecedor que tenha renome no mercado, que ofereça boas ferramentas de gestão e uma comunicação facilitada para que você possa tirar as dúvidas e resolver problemas.

Além disso, a experiência desse fornecedor é repassada para você, afinal, ele tem um grande conhecimento acumulado que vai ajudar nessa iniciativa empreendedora.

Saber usar a tecnologia

A boa parte na hora de montar uma central de rastreamento é que não é necessário uma grande estrutura para iniciar o negócio. Porém, alguns equipamentos básicos são exigidos, e saber lidar com eles é indispensável.

Conhecer o mínimo da tecnologia envolvida garante que você vai conseguir lidar com o operacional no dia a dia, pelo menos no começo das atividades.

Ter habilidade empreendedora

Abrir um negócio, apesar de ser uma ideia bem atraente (quem não quer se livrar do chefe?), é desafiador. Ter a sua própria central de rastreamento exige disciplina e organização para manter a conformidade da empresa, planejamento financeiro, noções de mercado e pelo menos o básico em marketing para começar a divulgação dos seus serviços.

Você gostou do nosso post sobre como montar uma central de rastreamento veicular, achou que as informações foram úteis e quer saber mais sobre o assunto? Aqui apresentamos os primeiros passos para esse negócio.

Porém, se você quer ainda mais detalhes, entre em contato com um de nossos consultores. Será um prazer atendê-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *