fbpx
empresário de terno se relacionando com o cliente por meio de um aperto de mãos
Descubra agora como melhorar o relacionamento com o cliente!
25 de julho de 2018
Mão do juiz segurando o malhete (martelo de madeira)
Responsabilidade civil da empresa de rastreamento: evite processos judicias!
24 de outubro de 2018
Vista lateral de um caminhão amarelo com o capô aberto e um mecânico de pé olhando para o motor do caminhão.

Manter um balanço positivo é fundamental para a saúde financeira da empresa e a perenidade do negócio no mercado. Para que isso seja possível, é preciso investir em várias estratégias. Uma das medidas que pode ser adotada é a redução de custos na gestão de frotas.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com cinco dicas que vão ajudar a reduzir custos na gestão de frota. Mas claro, sem prejudicar a qualidade da operação e dos serviços que são oferecidos aos clientes. Continue a leitura e saiba quais são!

Como reduzir custos na gestão de frota

1. Realize as manutenções preventivas

Para garantir eficiência nos serviços prestados, é essencial ter uma boa gestão de manutenção. Isso permite que sua frota tenha sempre a disponibilidade necessária para manter o nível de excelência nas entregas.

Veículos quebrados podem comprometer o cronograma, gerar insatisfação com os clientes e trazer prejuízos que não foram previstos. Por isso, é importante ficar atento ao controle de manutenção dos veículos que fazem parte da frota. É imprescindível também tomar os devidos cuidados com algumas particularidades, tais como:

  • observar se os níveis de água e óleo são verificados regularmente;
  • se atentar à troca de peças que possam apresentar desgastes — filtros, escapamento, bateria e outros;
  • garantir que as verificações de calibragem e vida útil do pneu estejam em dia.

Criar uma rotina de manutenções preventivas certamente reduzirá custos. Além disso, garantirá um bom funcionamento da frota e segurança aos motoristas dos veículos.

2. Mantenha o planejamento de rotas

Outra ação importante para quem busca reduzir custos na gestão de frota é a criação de um planejamento eficiente. Durante esse processo, leve em consideração alguns fatores, como:

  • percurso com menor distância;
  • segurança da carga e do motorista;
  • condições em que a estrada se encontra;
  • gastos com pedágios e paradas regulares;
  • prazos e janelas de entrega das mercadorias.

Quanto mais veículos integrarem a frota, maior será dificuldade em manter a organização e seguir a risca o que foi planejado. Para auxiliar nesses casos, o gestor pode contar com o apoio de tecnologias, como o sistema de roteirização.

3. Utilize softwares de monitoramento

Além do já citado sistema de roteirização, outras tecnologias podem ajudar muito a reduzir custos na gestão de frota e aumentar a produtividade da equipe, de maneira ágil e eficaz. Os softwares de monitoramento são um grande aliado do gestor nesse momento. Eles rastreiam, em tempo real, o modo de condução do motorista, além de ajudar no controle da manutenção e a otimizar as rotas. Isso porque fornecem informações detalhadas, permitindo a análise de parâmetros como:

  • consumo de combustível;
  • tempo de locomoção;
  • rotas utilizadas;
  • informações sobre desvios e bloqueios na estrada.

4. Fique atento à legislação

A legislação que envolve a área de transporte é muito detalhada e com diversas obrigações. Se não seguidas rigorosamente, podem afetar as atividades da frota. Procure conhecer muito bem todas as exigências estabelecidas pelos órgãos regulamentadores específicos da sua categoria.

Manter os veículos com as documentações e manutenções em dia, bem como realizar os transportes de maneira correta são só algumas das maneiras de permanecer dentro das normas e evitar prejuízos com multas ou retenção de veículos.

5. Treine seus motoristas

Uma gestão de frotas só é bem executada quando todos que fazem parte dessa estratégia estão alinhados e capacitados para cumprir a tarefa com excelência. Portanto, é essencial que se invista em treinamento para os profissionais que vão colocar em prática as funções estabelecidas.

Oriente os motoristas a seguirem as normas de boa conduta e as leis de trânsito. Explique também sobre a importância de praticar a direção defensiva e respeitar a jornada de trabalho. Ofereça cursos profissionalizantes e de reciclagem para a sua equipe, expondo quão fundamental é a participação de cada um para que tudo funcione de maneira eficiente.

Como você pôde ver, reduzir custos na gestão de frotas é uma ótima saída para quem controlar os gastos da empresa. Seguir essas dicas é fundamental para obter sucesso na execução dessa tarefa.

Quer saber melhor como um rastreador veicular pode ajudar a otimizar a gestão de frotas na sua empresa? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *