Rastreador ou seguro: saiba quais são os prós de cada um

26/12/2018 11:00:22 | Rastreamento veicular Rastreador ou seguro: saiba quais são os prós de cada um

Rastreador ou seguro? Se você quer conhecer mais sobre os prós de cada um, continue a leitura e confira informações relevantes que ajudarão na sua escolha!

Prezar pela segurança do automóvel é uma preocupação cada vez mais frequente, já que diversos prejuízos podem ser evitados se o veículo contar com um seguro ou serviço de rastreamento. Ao buscar a melhor opção para o seu carro, surge a dúvida: rastreador ou seguro?

Se você quer conhecer mais sobre os prós de cada um e entender melhor como funcionam essas duas alternativas disponíveis no mercado, continue a leitura e confira informações relevantes que ajudarão na sua escolha!

Como funcionam o rastreador de veículos e o seguro?

Para que você tome uma decisão que esteja de acordo com a sua realidade, é preciso saber como funciona cada uma das opções disponíveis. O rastreador veicular é um dispositivo que monitora a localização do automóvel 24 horas por dia. O uso de um GPS é importante para ajudar na precisão de informações. Caso você opte pelo serviço de rastreamento, saiba que a principal função dele é atuar de maneira preventiva, em casos de roubo e furto.

Já o seguro auto conta com mais opções e é direcionado para casos de acidente, roubos e outros danos que possam ocorrer no veículo. Assim, é ofertado um cuidado mais abrangente.

Quais são as vantagens de cada um deles?

Conhecer os benefícios de cada uma das alternativas é importante para que você identifique suas necessidades e preferências. Por isso, selecionamos algumas informações que podem ajudar em sua decisão final. Confira!

Rastreador veicular

Um dos pontos positivos em contratar um serviço de rastreamento veicular é o preço, que é inferior quando comparado ao do seguro. Algumas pessoas optam por essa alternativa com o objetivo de gastar menos com a segurança do carro. Outro benefício é a possibilidade de recuperar o automóvel em casos de roubo, por exemplo.

Para você ter uma ideia da importância desse recurso: o Brasil registra um roubo ou furto de veículo a cada minuto, segundo o 11º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança. Com a ajuda do serviço, é possível localizar o veículo. Por isso, muitos clientes se sentem mais seguros ao fazer essa escolha.

Além dessas, o rastreador oferece outras vantagens.

Acompanhamento remoto do trajeto

O rastreamento permite que o trajeto do carro seja acompanhado em tempo real, por meio de um sistema de comunicação eficiente. Possibilita a localização e aumenta as chances de resgate do veículo.

Além disso, muitas empresas contam com uma rede especializada, que funciona 24 horas. Esse pronto atendimento é essencial para aumentar a tranquilidade do usuário.

Sem análise de perfil

A contratação de um seguro exige a análise de perfil do motorista, que avalia alguns fatores como idade, experiência em trânsito, histórico de problemas etc. Assim, é possível checar a probabilidade do envolvimento do indivíduo em ocorrências, fazendo com que a corretora precise pagar o seguro.

A contratação do serviço de rastreamento dispensa essa avaliação, sendo que o valor pode variar apenas de acordo com o carro e o local de trânsito.

Simples instalação

A instalação do equipamento é feita pela empresa, por profissionais treinados, no trabalho ou residência do motorista. Ele não precisa se preocupar em colocar o aparelho nem em levar o carro para a central para que esse serviço seja realizado.

Vale lembrar que, com a instalação feita pela empresa, o proprietário tem a garantia de que o equipamento apresentará o devido funcionamento e que pode contar com a assistência técnica oferecida pelo fornecedor.

Seguro

O seguro é mais amplo e oferece uma quantidade maior de funcionalidades ao cliente. Situações como colisões, acidentes e desastres naturais podem estar inclusas no plano de seguro do seu carro. Além disso, existe a possibilidade de incluir serviços como o guincho. Então, para quem deseja oferecer uma segurança mais completa, o seguro auto é uma opção eficiente.

Afinal, qual é a melhor opção: rastreador ou seguro?

Antes de decidir, é essencial que você avalie qual é a sua necessidade, levando em conta o que é mais importante para a segurança do seu veículo. Contudo, o seguro e o rastreador veicular podem ser usados simultaneamente, sendo que os dois serviços são complementares. Algumas seguradoras, até mesmo, oferecem descontos ou vantagens para clientes que usam o rastreador.

Como escolher um bom rastreador?

Ao entender a importância que o rastreador tem para a segurança do patrimônio e para maior tranquilidade, é importante pensar em como escolher uma boa solução, Confira as nossas dicas para avaliar os serviços disponíveis no mercado.

Verificar o serviço de suporte/assistência oferecido

O suporte é um aspecto essencial na hora de avaliar o rastreador. Alguns fornecedores oferecem socorro mecânico, táxi para casa, troca de pneus, entre outros serviços extremamente úteis em emergências.

Outro detalhe importante é checar se o atendimento e a assistência são realizados 24 horas. Afinal, nunca se sabe quando algum problema pode ocorrer.

Qual o tipo de cobertura

As empresas costumam oferecer dois tipos de cobertura: regional ou nacional. Na hora de escolher o ideal para você, pense que, durante um roubo, o veículo pode ser levado para outra região ou estado. Dependendo do que você escolher, é possível aumentar a segurança e a área de abrangência do rastreador.

Sistema de funcionamento

O mercado oferece rastreamento com o uso de duas tecnologias: via satélite ou por rádio frequência.

Via satélite

É feito com um GPS, que funciona por ondas de rádio enviadas via satélite, alcançando uma área de cobertura muito maior. Entre as vantagens que esse tipo de rastreamento oferece estão a precisão na informação e a abrangência em áreas mais remotas, facilitando a localização do veículo em tempo real.

Por rádio frequência

Esse rastreamento é feito por ondas eletromagnéticas e oferece uma cobertura muito eficiente, possibilitando a localização do veículo, mesmo se estiver em um local fechado. A principal desvantagem que esse modelo de monitoramento oferece é a limitação da área de cobertura, funcionando apenas em uma região específica.

Em suma, escolher entre rastreador ou seguro é sempre uma dúvida para quem deseja contratar serviços que ajudem na segurança do veículo. É importante considerar todos os benefícios e entender qual opção é ideal para o seu caso. No entanto, as duas são complementares e podem ser uma excelente alternativa se o seu objetivo é garantir mais segurança e comodidade no dia a dia.

Gostou deste assunto? Se você acha que o conteúdo pode ajudar outras pessoas que estão com a mesma dúvida, compartilhe o post nas suas redes sociais!

Escrito Por: Azul Tecnologia