5 motivos para investir em rastreamento veicular

11/03/2019 02:00:06 | Central de monitoramento 5 motivos para investir em rastreamento veicular

Uma promissora forma de negócio é investir em rastreamento veicular para oferecer mais segurança patrimonial para os brasileiros.

A violência no Brasil cresce em números alarmantes, o que acaba por atingir vários, senão todos os setores da economia. Segundo levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2016 foi registrado 1 roubo ou furto de veículo por minuto no país.

Nesse cenário, fica fácil entender que não faltam motivos para investir em rastreamento veicular. A população tem buscado cada dia mais segurança, principalmente a patrimonial. Quer entender melhor as razões para ingressar nesse mercado? Então veja 10 motivos para começar a pensar nisso hoje mesmo.

Por que investir em rastreamento veicular?

1. Mercado em crescimento

Como já citado, o mercado de rastreamento veicular está na contramão das crises. Com tanta instabilidade na segurança pública, as pessoas e empresas têm investido cada dia mais em aparato tecnológico com o objetivo de assegurar seu patrimônio. Isso se torna ainda mais significativo em um país que tem 75% do seu escoamento feito por meio de malha rodoviária. Os proprietários de frotas necessitam desse tipo de serviço, e as oportunidades são muitas.

2. Estrutura simplificada

Apesar de se tratar de inovação e tecnologia, não é necessária uma grande quantidade de equipamentos para iniciar o negócio. Diferentemente do que se pode imaginar, a princípio o que se precisa é de um endereço fixo, um computador, internet e um software de rastreamento. Afinal, boa parte do serviço pode ser terceirizado.

3. Receita recorrente

Ao investir em rastreamento veicular, você entrará em um setor que possibilita um fluxo de caixa mais estável. Isso porque não dependerá apenas de novas vendas, mas contará com a receita recorrente. Por tratar-se de pagamento em mensalidades, todos os meses sua empresa terá um valor fixo a receber. Ainda, com o aumento da quantidade de clientes, esse valor tende a crescer mais.

4. Extenso público-alvo

Além da quantidade de veículos trafegando em nossas estradas, levando e trazendo produtos, tenha em mente que no Brasil são emplacados anualmente aproximadamente 3.000.000 de veículos. Ou seja, esse é o público potencial que pode ser atingido pelo seu negócio. O mercado está novamente aquecido e é um ótimo momento para ingressar no ramo e ter sucesso.

5. Evolução tecnológica

Esse mercado está em constante aperfeiçoamento e isso contribui para que novas aplicações e serviços possam surgir e aumentar seu leque de oferta e demanda. Dessa forma, além de evitar o roubo, sua empresa pode disponibilizar serviços agregados que aumentam a percepção de valor e diferenciam seu negócio. Informações como acompanhamento de carga, desempenho do motorista e relatórios gerenciais já são uma necessidade do mercado, principalmente de frotistas.

6. Baixo investimento inicial

O investimento inicial é o valor necessário para a compra de equipamentos, financiamento de estrutura e sustentabilidade dos primeiros meses até que o negócio comece a dar lucros.

Como citamos acima, a estrutura necessária para um negócio de rastreamento veicular é pequena. Além disso, a possibilidade de terceirização reduz muito o montante necessário para os primeiros passos do negócio.

Você pode reduzir o orçamento aos custos fixos (que variam de acordo com a região) e à aquisição de rastreadores.

7. Negócio inovador

O rastreamento veicular está sob evolução tecnológica constante e representa um ponto de atenção no futuro do setor automobilístico. A tendência para um futuro próximo é a maior conectividade entre serviços e objetos, o que está totalmente ligado ao serviço de rastreamento. Tanto que alguns fabricantes já investem na ideia, produzindo modelos que saem com rastreadores diretamente da fábrica.

Sabendo isso, vale a pena apostar nesse negócio, afinal, é provável que o rastreamento tenha uma adesão cada vez maior, e quem investe antes acaba saindo na frente em tradição e experiência.

8. Possibilidade de agregar valor aos serviços vendidos

Uma das vantagens que o serviço de rastreamento veicular oferece é a possibilidade de venda de pacotes mais completos para os clientes. Um bom exemplo disso são empresas de frota, por exemplo. Para esses clientes, a segurança dos motoristas e das cargas são essenciais para o sucesso da empresa, assim como o monitoramento do serviço.

É possível avaliar então a venda de um pacote de serviços que inclua o rastreamento desses veículos, construindo um pacote que não se limite apenas à recuperação dos caminhões roubados, por exemplo. Essa estratégia aumenta muito a possibilidade de ganhos e também é interessante para a empresa contratante, que consegue atuar pensando na prevenção de danos.

Para clientes pessoa física ― proprietários de carros comuns ou de passeio ―, é possível agregar a coleta de dados e a assistência 24 horas, além do equipamento de rastreamento já vendido com o serviço.

9. Aumento de renda

Investir nos serviços de rastreamento veicular pode resultar em um aumento significativo na sua renda. Afinal, trata-se de um negócio que independe de crises econômicas, já que está totalmente ligado à segurança e preservação do patrimônio dos seus clientes.

Como é um negócio ainda em crescimento, a possibilidade de que mais pessoas contratem os serviços de rastreamento é grande, o que deve garantir o crescimento da sua renda mensal.

10. Espaço para parcerias

Nesse segmento, é possível fechar parcerias com diversos negócios que lidam diretamente com veículos e também pequenas empresas locais, o que aumenta muito a amplitude de trabalho da sua iniciativa.

Dentro desse escopo, é possível pensar na participação de postos de gasolina, concessionárias, lojas de segurança eletrônica, lava-jatos etc. Quanto mais negócios estiverem vinculados à sua empresa, mais a marca se torna conhecida e obtém a confiança do consumidor final.

Enfim, o aumento da violência no Brasil e a sensação de insegurança que ele causa ampliou o mercado de segurança no país. Com isso, investir em rastreamento veicular é uma ótima oportunidade para abrir um novo negócio. As vantagens vão desde baixo investimento inicial até estabilidade do fluxo de caixa, passando pelos benefícios de atuar na área de tecnologia e mercado em ascensão.

Agora que você conhece 10 motivos para investir em rastreamento veicular, que tal pensar em apostar nesse nicho de negócio tão promissor e lucrativo? As chances de sucesso são grandes, e o retorno pode surpreender!

Ficou interessado em saber mais sobre as possibilidades de abrir uma empresa de rastreamento veicular? Então, entre em contato conosco agora mesmo e confira as soluções oferecidas pela Azul Tecnologia.

Escrito Por: Azul Tecnologia